Técnico em Marketing

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O Técnico em Marketing executa as atividades relacionadas aos fundamentos e composto de marketing das organizações. Este profissional colabora na elaboração e execução do plano de marketing da organização, realizando estudos de mercado. Executa a análise das vendas, preços e produtos, bem como o controle das operações de telemarketing. Auxilia na operacionalização das políticas de comunicação e executa a apresentação dos produtos no ponto de venda. Atua em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo e nos demais setores da economia, seja em organizações públicas ou privadas, relacionando-se com equipes de diversos setores da organização. O Técnico em Marketing formado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é "gerir", e pertence ao segmento de Gestão. A seguir estão listadas as competências que compõem o perfil do Técnico em Marketing: Auxiliar na elaboração e realização de pesquisa de mercado e de marketing. Participar na elaboração e execução do plano de marketing da organização. Auxiliar na operacionalização da política de gestão de produtos e serviços da organização. Criar e desenvolver imagens vetoriais e layouts de páginas para meios impressos ou digitais de diferentes mídias. Auxiliar na definição do preço dos produtos e serviços. Auxiliar na definição das estratégias e controle dos canais de distribuição. Auxiliar na elaboração e execução do plano de comunicação de marketing da organização. Auxiliar na elaboração e execução das estratégias de comercialização da organização. Auxiliar na elaboração e execução de políticas de atendimento, acompanhamento e fidelização de clientes.

  • Ambiente de marketing: variáveis internas (clientes, fornecedores, entidades reguladoras, concorrentes) e variáveis externas (politico/legal, econômico, sociocultural, demográfico, naturais, tecnológico).
  • Comportamento do Cliente: diferenciação entre consumidor e cliente, tipos e papéis do cliente, os diferentes mercados e sua importância, modelo de comportamento de compra, fatores que influenciam o comportamento do cliente, processo decisório de compra.
  • Cultura organizacional: conceitos e elementos.
  • Estrutura de mercado: localização, área de influência, seleção e análise de clientes e concorrentes, estados da demanda (inelástica, elástica e inversa), tipos de quantificação (potencial de mercado, potencial de vendas, previsão de vendas e determinação de cotas).
  • Evolução histórica da administração: administração científica, teoria clássica, administração humanista, teoria neoclássica, modelo japonês, administração nos tempos atuais.
  • Ferramentas de análise de cenário: conceitos, características e finalidades (matriz SWOT, BSC, matriz BCG, entre outros).
  • Fundamentos de estatística: conceitos essenciais, técnicas de amostragem, medidas de posição (ou de tendência central, média, mediana, medidas de dispersão, desvio padrão, fontes e tipos de erros).
  • Fundamentos de Marketing: definição, principais conceitos, aplicações do marketing, função do marketing, composto de marketing.
  • Noções de Elaboração de Projetos: escopo, tempo, prazos, custos, riscos, comunicação, equipe, ferramentas, estrutura de um projeto
  • Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis).
  • Os quatro Cs dos consumidores: necessidades e desejos dos consumidores, custo para o consumidor, conveniência, comunicação.
  • Pesquisa de Marketing: problema, objetivos, projeto, métodos de coleta de dados e o tipo de pesquisa, requisitos para elaboração de questionários e entrevistas, definição da amostra, tabulação de dados da pesquisa.
  • Planejamento estratégico: conceito, finalidades, missão, visão, valores, objetivos, metas, procedimentos de elaboração, planos de ação (elementos constitutivos).
  • Segmentação de mercado: definição, conceitos, vantagens, critérios, estratégias.
  • Sistema de Informação de Marketing: definição, componentes (sistema de inteligência de marketing, sistema interno de dados, sistema de pesquisa de marketing).
  • Apresentação em slides: Janela de trabalho; Layout do Slide; Caixas de texto; Modos de exibição; Exibir apresentação; Salvar; Salvar como; personalizar a barra de ferramentas de acesso rápido e as faixas de opções; régua; guias; Modelos de Apresentações; Ferramenta Forma; temas; efeitos de transição; animação; layouts do slide; Cabeçalho e Rodapé; Inserção de Data e Hora;
  • Avaliação do desempenho estratégico em marketing: conceito, finalidade, processo de controle e passos para avaliação do desempenho estratégico, auditoria de marketing.
  • Edição e formatação de textos: Janela de trabalho; Guias; faixa de opções; painel de navegação; tipos de arquivos; Quebra de página; Salvar; salvar como; abrir; copiar; colar; colar especial; recortar; zoom da página; limites de texto; modos de exibição; Copiar/Colar textos de um site; Configurar página; Impressa; Formatação de Fonte; Formatação de Parágrafo; Desenvolvimento de tabelas;
  • Implementação do plano de marketing: definição da equipe de trabalho, coordenação das atividades de marketing (cronograma, coordenação da equipe, comunicação), motivação e mobilização dos colaboradores.
  • Plano de Marketing: conceito, finalidade, características, tipos e estrutura.
  • Roteiro de plano de marketing: folha de rosto, resumo executivo, introdução, análise da situação (forças e fraquezas), análise de competitividade (ameaças e oportunidades), objetivos, estratégias (segmentação, posicionamento), demonstrativo financeiro, prazos, plano de ação, avaliação e controle.
  • Técnicas de redação: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis.
  • Ciclo de vida do produto: definição, fases e estratégias de crescimento.
  • Composto de produtos: definição, dimensões, componentes da estratégia de produtos.
  • Desenvolvimento de novos produtos: conceito e processo.
  • Embalagem e rótulos de produtos: conceito, características (proteção, conveniência, segurança e promoção), etapas de desenvolvimento, materiais, tipos, informações essenciais dos rótulos, Código Universal de Produto (UPC), rotulagem de alimentos (legislação ANVISA), impacto ambiental.
  • Estratégias de diferenciação e posicionamento de produtos: definições, níveis dos produtos, diferenciação e classificação dos produtos, mix de produtos.
  • Inovação: conceito, tipos, estratégias de posicionamento vertical, de design do produto, de transferência de direitos de propriedade, de migração entre gerações de produto.
  • Marca: conceito, origem e evolução, funções, aspectos legais sobre marcas e patentes, processo de construção da marca, etapas no desenvolvimento de uma marca, qualidades para o nome de marca, formas de posicionamento de marca, características da identidade de marca, formas de gerenciamento de marca.
  • Marketing de serviços: conceito, diferença entre produto e serviço, abrangência e características dos serviços, categorias do mix de serviços, qualidade nos serviços, marketing de serviços não comerciais.
  • Portfólio de produtos matriz: avaliação de portfólio de produto; matriz comparativa/ produtos versus mercados (BCG e Ansoff).
  • CorelDraw CS6: conhecendo a plataforma, criação e desenvolvimento de layouts, transformação de bitmap em vetor, Power Clip, criação de páginas, Sangras, marcas, dobras e recortes, modelagem de objetos, ferramenta texto, pré-impressão, exportação e separação de cores.
  • Direitos autorais e uso de imagem: Lei de Direitos autorais (Lei nº. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 com alterações da Lei nº. 12.853, de 14 de agosto de 2013): obras protegidas, direitos morais e patrimoniais do autor, limitação e transferência dos direito autorais e utilização de obras intelectuais e fonogramas, Modelo de Autorização de Uso de Imagem (com fim comercial).
  • Indesign CS6: conceitos básicos de utilização do programa, noções de produção gráfica e editoração eletrônica e teoria das cores, principais elementos da área de trabalho, ferramentas e recursos de editoração eletrônica no InDesign, recursos profissionais de editoração de texto e imagens, etapas de planejamento de um livro, impressão e arquivos interativos
  • Photoshop CS6: conceitos básicos de utilização do programa, ferramentas navigator, hand e move, ferramentas de seleção e corte demarcado, redimensionamento, rotação, perspectiva, tamanho de imagem e tela de pintura, edição de imagens, utilização de camadas e textos, pintura digital, uso de máscaras, canais e objetos inteligentes, retoque de imagens, aplicação e efeitos de filtros em imagens, photomerge (foto panorâmica), técnicas para colorização de imagens, imagens 3D (repoussé), técnicas para montagens de fotografias, impressão, PDF e exportação.
  • Adaptação do preço: preço geográfico, preço com descontos e concessões, preço promocional, preço diferenciado, preço de composto de produto.
  • Conceitos econômicos que influenciam o preço: curvas de demanda (elasticidade-preço, estimativa de receita, receita total, receita média, receita marginal) e análise marginal (lucro).
  • Iniciativas e respostas a mudanças de preços: redução de preços, aumento de preços, reações às variações de preços, reações às mudanças de preços dos concorrentes.
  • Operações matemáticas: regra de três simples; porcentagem; proporção; juros simples e compostos; descontos.
  • Planilhas eletrônicas: Conceitos sobre Planilhas; Elementos da janela do Excel; Área de trabalho da planilha; Salvar; Salvar Como; abrir; tipos de arquivos; Seleção de células: copiar, colar, recortar, movimentação pela planilha; Duplicar e criar planilhas; Redimensionar colunas e linhas; Nomear planilhas; Criar listas; Desenvolver planilhas; Formatar planilhas; Formatar números, datas/horas, valores; Congelar colunas e linhas; Operações matemáticas: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação; Desenvolver funções: Soma, Auto soma, Média, Máximo, Mínimo, Maior, Menor, Assistente de Função, Auto preenchimento, Referências Relativa e Absoluta; Impressão.
  • Políticas de apreçamento: definição e tipos (apreçamento psicológico, preços ímpares, preço por unidade, flexibilidade de preços, apreçamento de linha de produtos, aviltamento, descontos para novos produtos, relações qualidade-preço).
  • Precificação: definição, vantagens e desvantagens e tipos (baseada em custos, baseada no valor e baseada na concorrência).
  • Preço: conceito, preço e a estratégia metodológica, agregados que influenciam na definição do preço.
  • Processo de precificação: seleção do objetivo da determinação de preço, determinação da demanda, estimativa de custos, análise dos custos, preços e ofertas dos concorrentes, seleção de um método de estabelecimento de preço, seleção do preço final.
  • Questões éticas e legais: Regulamentações governamentais (Lei Antitruste - Lei nº 12.529/11, Código de Defesa do Consumidor), condutas condenáveis (conluio de preços, fixação de preço de revenda, precificação enganosa, discriminação de preços, precificação predatória, dumping).
  • Táticas de preço: conceito, finalidade e tipos.
  • "Data warehouse" (armazéns de dados de clientes): telefones, e-mails, endereços, nível de escolaridade, quantidade de pessoas na família, profissão, estado civil, renda, etc.
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres do fornecedor e consumidor, impactos no relacionamento com os clientes.
  • Diferenciação de clientes: valor real e valor potencial, ferramentas para relacionar-se melhor com seus "melhores clientes", classificação de clientes ("níveis de valor").
  • Etapas do relacionamento com o cliente: metodologia IDIP (identificação, diferenciação, interação e personalização).
  • Fidelização de clientes: conceito, finalidade, estratégias e estrutura de um programa de fidelização.
  • Gestão de relacionamento com o cliente CRM (Customer Relationship Management): conceito, automação da força de vendas (SFA), gerência de vendas, telemarketing e televendas, serviço de atendimento e suporte ao cliente (SAC), de marketing, ferramentas gerenciais, web (internet) e comércio eletrônico.
  • Impacto da internet nas ações de relacionamento com os clientes.
  • Marketing "one-to-one": conceito "tratar clientes diferentes, de formas diferentes".
  • Marketing de relacionamento "one to one" e gestão de relacionamento com o cliente CRM: malas-diretas, telefonemas, correspondências eletrônicas, panfletos, folders e conceito integrado, lidando com reclamações, sugestões, solicitações e cadastros de clientes.
  • Marketing de relacionamento: conceito e objetivos (necessidades de clientes, personalização, lealdade X fidelidade, clientes vendedores, lucro; componentes do marketing de relacionamento (cultura e valores, liderança, estratégia, pessoal/equipe, tecnologia (comunicações externas, comunicações internas, informática, conteúdo), conhecimento, percepção e processo.
  • Marketing direito: evolução, conceito, características, ferramentas de operacionalização (lista, mídias e oferta).
  • Resultados mensuráveis de curto prazo: o aumento de cross-selling (venda cruzada) e "up-selling" (venda de atualização), redução dos custos, redução da perda de clientes, maior velocidade no processamento das compras.
  • Telemarketing: conceito e evolução, classificação (ativo e receptivo), processo de trabalho (prospecção, agendamento, cobrança, vendas e roteiro), estrutura funcional do call center.

Acesso ao Curso
- Idade mínima: 18 anos
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- Ensino Fundamental
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.