Senac MS > Curso > Recepcionista em Serviços de Saúde
Senac MS
Senac
Atos Normativos
Blog
Conselho Regional
Fale Conosco
Gestão e Transparência
Licitações
Código de Ética e Conduta
Resolução 1270/2024
Noticias
Antigas
Privacidade e Proteção de Dados
Programa ECOS
Projeto Político Pedagógico
Sobre
Trabalhe Conosco
Política de Descontos
Cursos
Livres
Técnicos
Faculdade
Por Área
Beleza
Comércio
Comunicação
Games
Gastronomia
Gestão
Saúde
Tecnologia da Informação (TI)
Turismo
Gratuitos
O Programa
Aprendizagem
Como se inscrever
Consulta de Vagas
FAQ
EAD
MS Qualifica
Voucher Desenvolvedor
Escolas
Campo Grande
Hub Academy
Turismo e Gastronomia
Corumbá
Dourados
Ponta Porã
Três Lagoas
Faculdade
Empresas
Atendimento Corporativo
Aprendizagem
Consultorias
Biosseguranca
Comunicação
Design
Gastronomia
Gestão e Finanças
Tecnologia da Informação
Turismo
Saúde e Segurança do Trabalho
Programas de Certificação
Credenciamento
Edital
Publicações
DEL Turismo
Missões Técnicas
Eventos
Decola Empresas
Hackathon Senac Decola
Serviços
Biblioteca Digital
Fábrica de Software
terradaságuas Restaurante-escola
Rede de Talentos Senac MS
Acessibilidade
Buscar
Area Fechada
Login
Já é aluno?
Portal do Aluno (externo)
Acesso Interno
Acessar Site SenacMS (Login)
Não tem cadastro?
Cadastre-se no Site SenacMS
Cursos
›
Cursos Livres
›
Recepcionista em Serviços de Saúde
Curso
Recepcionista em Serviços de Saúde
Cursos Livres
Saúde
Curso com certificado
Curso com acesso às vagas da
Rede de Talentos Senac
Sobre o Curso
Objetivos
O que vou aprender?
Posso fazer este curso?
Terei diploma ou certificado?
Objetivos
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O que vou aprender?
Recepcionar e atender usuários e acompanhantes nos serviços de saúde
108 horas
Atuação em rede: etiqueta e network.
Características da cena do acidente: definição, tipos e conduta de isolamento;
Características de comunicação (Atendimento Telefônico): entonação de voz; tipos de ligação (local, interurbana, internacional, externas/internas); tipos de sistema telefônico usados pelas empresas: PABX, PBX; códigos e relações das operadoras; tipos de listas telefônicas e pesquisa na Web; protocolos para o atendimento telefônico: definição, finalidade e tipos; tecnologias de comunicação: funcionalidade (Skype, WhatsApp, SMS, e-mail).
Carta dos direitos dos usuários da saúde.
Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
Definição de saúde-doença.
Definição e características de urgência e emergência;
Doenças profissionais e do trabalho: definição, etiologia, epidemiologia e medidas preventivas.
Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso.
História natural das doenças: conceito, períodos sequenciados e seus fatores.
Necessidades humanas básicas e necessidades de saúde: definição e características.
Níveis de assistência à saúde.
Noções de biossegurança: definição, finalidade, equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
Noções de primeiros socorros: definição, sinais, sintomas e conduta: parada cardiorrespiratória; desmaios e vertigens; reações alérgicas; intoxicações; envenenamentos; picada de animais peçonhentos; crise convulsiva; corpos estranhos no organismo; ferimentos; traumas; situações de mal súbito; violência doméstica; hemorragias.
Omissão de socorro – Artigo 135 do Código Penal: definição e finalidade;
Política Nacional de Humanização: definição e finalidade.
Política Nacional de Saúde Integral LGBT- Portaria nº 2.836/2011.
Prevenção e segurança no trabalho: definição, finalidade, classificação e medidas preventivas.
Princípios de etiqueta social e ética profissional: legalidade, moralidade e suas implicações no exercício da profissão, convívio social e profissional, códigos de conduta das profissões.
Princípios e diretrizes da Legislação que interferem no processo de atendimento nos serviços de saúde: Leis n° 8.080 de 19/09/1990 e n° 8.142 de 28/12/1990.
Protocolo de segurança do paciente: definição, finalidade e identificação do usuário.
Qualidade de vida aplicadas no processo trabalho.
Serviços de referência na comunidade: SAMU, Bombeiro, Policia Militar e atendimento móvel de urgência e emergência particular (definição, finalidade e contato);
Técnicas de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, níveis, áreas, consequência, resolução.
Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; gênero e orientação sexual, pessoas com deficiência; gestantes), presenciais, eletrônicos, telefônicos e impressos.
Transculturalidade e determinantes sociais da saúde: conceito.
Organizar, elaborar e operacionalizar procedimentos de recepção em serviços de saúde
108 horas
Controle financeiro (contas a receber e pagar).
Desenvolvimento Sustentável: pilares, 3Rs, consumo consciente
Equipamentos e materiais de trabalho – tipos, características e funções: agendas (física, eletrônica, individual e compartilhada), editores de texto, sistemas telefônicos, planilhas eletrônicas, apresentação digital, internet e correio eletrônico.
Especialidades médicas: definição, tipos e finalidade.
Estrutura organizacional e física: definição, tipos e características.
Fluxograma e organograma do serviço: definição, finalidade e tipos.
Matemática básica: as quatro operações, porcentagem, razão e proporção.
Materiais e serviços de saúde: tipos, finalidade e preenchimento de impressos (formulários).
Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
Normas internas de segurança: características, equipamentos, controle de acesso.
Planos de Saúde: definição, finalidade, tipos e regras.
Prontuário eletrônico e físico: preenchimento, atualização e organização.
Redes sociais e impactos positivos e negativos no processo de trabalho.
Tipos e funções de documentos: carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, pedido, nota fiscal, ordem de compra, requisição de exames, receituários, orientações para procedimentos, guias dos convênios, entre outros.
Projeto Integrador de Recepcionista dos Serviços de Saúde
24 horas
Posso fazer este curso?
Acesso ao Curso
- CPF e RG
- Ensino Fundamental Completo
- Idade mínima de 17 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- Comprovante de residência.
Terei diploma ou certificado?
Sim, este curso possui certificado de conclusão.
Turmas disponíveis
Antes de se matricular, verifique os requisitos do curso!
Veja aqui
Não encontrou turma?
Registre seu interesse e seja avisado por e-mail
Avise-me sobre novas turmas
Dúvidas?
Fale com a Ane pelo Whatsapp
Cursos que você pode gostar
Filtre por cidade
Todas
TI
Cursos Livres
Infraestrutura de Redes Locais: Planejamento e Instalação
Saiba mais
Turismo
Cursos Livres
Liderança em Condução de Turismo
Saiba mais
Beleza
Cursos Livres
Fast Nails - Unhas Soft Gel
Saiba mais
Produção de alimentos
Cursos Livres
Confeiteiro
Saiba mais
Gastronomia
Cursos Livres
Preparo de Risotos
Saiba mais
TI
Cursos Livres
Excel Avançado
Saiba mais
Produção de alimentos
Cursos Livres
Preparo de Doces Caseiros e Geleias
Saiba mais
Beleza
Cursos Livres
Tranças Afro: Técnicas e Estilos
Saiba mais
Idiomas
Cursos Livres
Praticando Libras Por Meio de Atendimento Inclusivo
Saiba mais
Comunicação
Cursos Livres
Marketing Digital com IA: Produção Estratégica de Conteúdo
Saiba mais
Gestão
Cursos Livres
Assistente de Marketing Digital
Saiba mais
Produção de alimentos
Cursos Livres
Sobremesas em Taças
Saiba mais
Gastronomia
Cursos Livres
Churrasco: molhos e acompanhamentos
Saiba mais
Gestão
Cursos Livres
Pitch: Aprenda a Criar Pitches Poderosos
Saiba mais
Beleza
Cursos Livres
Maquiador
Saiba mais
É necessário ser cadastrado para receber avisos sobre novas turmas.
Já é cadastrado?
Email
*
Senha
*
Entrar
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se