Recepcionar e atender usuários e acompanhantes nos serviços de saúde |
108 horas de duração |
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Atuação em rede: etiqueta e network.
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Características da cena do acidente: definição, tipos e conduta de isolamento;
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Características de comunicação (Atendimento Telefônico): entonação de voz; tipos de ligação (local, interurbana, internacional, externas/internas); tipos de sistema telefônico usados pelas empresas: PABX, PBX; códigos e relações das operadoras; tipos de listas telefônicas e pesquisa na Web; protocolos para o atendimento telefônico: definição, finalidade e tipos; tecnologias de comunicação: funcionalidade (Skype, WhatsApp, SMS, e-mail).
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Carta dos direitos dos usuários da saúde.
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Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
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Definição de saúde-doença.
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Definição e características de urgência e emergência;
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Doenças profissionais e do trabalho: definição, etiologia, epidemiologia e medidas preventivas.
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Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
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Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso.
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História natural das doenças: conceito, períodos sequenciados e seus fatores.
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Necessidades humanas básicas e necessidades de saúde: definição e características.
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Níveis de assistência à saúde.
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Noções de biossegurança: definição, finalidade, equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
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Noções de primeiros socorros: definição, sinais, sintomas e conduta: parada cardiorrespiratória; desmaios e vertigens; reações alérgicas; intoxicações; envenenamentos; picada de animais peçonhentos; crise convulsiva; corpos estranhos no organismo; ferimentos; traumas; situações de mal súbito; violência doméstica; hemorragias.
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Omissão de socorro – Artigo 135 do Código Penal: definição e finalidade;
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Política Nacional de Humanização: definição e finalidade.
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Política Nacional de Saúde Integral LGBT- Portaria nº 2.836/2011.
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Prevenção e segurança no trabalho: definição, finalidade, classificação e medidas preventivas.
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Princípios de etiqueta social e ética profissional: legalidade, moralidade e suas implicações no exercício da profissão, convívio social e profissional, códigos de conduta das profissões.
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Princípios e diretrizes da Legislação que interferem no processo de atendimento nos serviços de saúde: Leis n° 8.080 de 19/09/1990 e n° 8.142 de 28/12/1990.
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Protocolo de segurança do paciente: definição, finalidade e identificação do usuário.
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Qualidade de vida aplicadas no processo trabalho.
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Serviços de referência na comunidade: SAMU, Bombeiro, Policia Militar e atendimento móvel de urgência e emergência particular (definição, finalidade e contato);
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Técnicas de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, níveis, áreas, consequência, resolução.
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Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; gênero e orientação sexual, pessoas com deficiência; gestantes), presenciais, eletrônicos, telefônicos e impressos.
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Transculturalidade e determinantes sociais da saúde: conceito.
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Organizar, elaborar e operacionalizar procedimentos de recepção em serviços de saúde |
108 horas de duração |
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Controle financeiro (contas a receber e pagar).
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Desenvolvimento Sustentável: pilares, 3Rs, consumo consciente
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Equipamentos e materiais de trabalho – tipos, características e funções: agendas (física, eletrônica, individual e compartilhada), editores de texto, sistemas telefônicos, planilhas eletrônicas, apresentação digital, internet e correio eletrônico.
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Especialidades médicas: definição, tipos e finalidade.
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Estrutura organizacional e física: definição, tipos e características.
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Fluxograma e organograma do serviço: definição, finalidade e tipos.
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Matemática básica: as quatro operações, porcentagem, razão e proporção.
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Materiais e serviços de saúde: tipos, finalidade e preenchimento de impressos (formulários).
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Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
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Normas internas de segurança: características, equipamentos, controle de acesso.
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Planos de Saúde: definição, finalidade, tipos e regras.
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Prontuário eletrônico e físico: preenchimento, atualização e organização.
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Redes sociais e impactos positivos e negativos no processo de trabalho.
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Tipos e funções de documentos: carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, pedido, nota fiscal, ordem de compra, requisição de exames, receituários, orientações para procedimentos, guias dos convênios, entre outros.
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Projeto Integrador de Recepcionista dos Serviços de Saúde |
24 horas de duração |
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