Senac MS > Curso > Técnico em Eventos
Senac MS
Senac
Atos Normativos
Blog
Conselho Regional
Fale Conosco
Gestão e Transparência
Licitações
Código de Ética e Conduta
Resolução 1270/2024
Noticias
Antigas
Privacidade e Proteção de Dados
Programa ECOS
Projeto Político Pedagógico
Sobre
Trabalhe Conosco
Cursos
Livres
Técnicos
Graduação
Por Área
Beleza
Comércio
Comunicação
Games
Gastronomia
Gestão
Saúde
Tecnologia da Informação (TI)
Gratuitos
O Programa
Aprendizagem
Como se inscrever
Consulta de Vagas
FAQ
EAD
MS Qualifica
Voucher Desenvolvedor
Escolas
Campo Grande
Hub Academy
Turismo e Gastronomia
Corumbá
Dourados
Ponta Porã
Três Lagoas
Faculdade
Empresas
Atendimento Corporativo
Aprendizagem
Consultorias
Biosseguranca
Comunicação
Design
Gastronomia
Gestão e Finanças
Tecnologia da Informação
Turismo
Saúde e Segurança do Trabalho
Programas de Certificação
Credenciamento
Edital
Publicações
DEL Turismo
Missões Técnicas
Senac Comércio
Super Parceiros
Promoções
Meu pai merece Senac
Eventos
Hackathon Senac Decola
Serviços
Acessibilidade
Biblioteca Digital
Fábrica de Software
terradaságuas Restaurante-escola
Rede de Talentos Senac MS
Buscar
Area Fechada
Login
Já é aluno?
Portal do Aluno (externo)
Acesso Interno
Acessar Site SenacMS (Login)
Não tem cadastro?
Cadastre-se no Site SenacMS
Técnico em Eventos
Cursos Técnicos
Eventos
800 horas
Não há Turmas disponíveis no momento.
Avise-me sobre novas turmas
Sobre o curso
Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O que vou aprender ?
Planejar Eventos
108 horas
Alimentos e bebidas para eventos: tipos de serviços, cardápios e cálculo de quantidades.
Cerimonial, protocolo e etiqueta: conceitos, tipos, legislação vigente aplicável à cerimoniais e especificidades.
Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
Equipes de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
Etapas de planejamento e organização de eventos: concepção, pré-evento, transevento e pós-evento.
Eventos: conceitos, classificação e tipologia.
Eventos: contexto histórico, evolução e perspectivas.
Ferramentas de planejamento: conceito, funcionalidades e modelos (briefing, estudos de viabilidade, checklist, plano de trabalho, cronograma, matriz de responsabilidades e planta baixa/layout).
Fornecedores: tipos, critérios de contratação e formas de contrato.
Orçamento: previsão, pesquisa, negociação, tipos de cálculo, pagamento de fornecedores e equipes de trabalho, tipos de contratos, impostos e taxas.
Patrocinadores: conceitos e formatos.
Técnicas de captação, venda e negociação de eventos.
Divulgar e Comercializar eventos
108 horas
ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Convention and Visitors Bureau, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), entre outros: funções e aplicabilidade.
Captação de recursos: conceito, modalidades, planejamento e estratégia, leis de incentivo, benefícios e contrapartidas, fontes públicas e privadas de financiamento
Marca e identidade do evento: conceito e aplicação.
Marketing: conceito, plano, objetivos, posicionamentos, estratégias, composto mercadológico e marketing de serviço.
Negociação: conceitos e técnicas
Promoção e divulgação aplicada a eventos: conceito, tipos, técnicas, instrumentos e mídia digital.
Público-alvo: definição, tipos, segmentação e comportamentos
Venda: conceitos, técnicas, ferramentas e canais (físico e virtual).
Realizar procedimentos administrativos em eventos
108 horas
Budget: conceito, aplicação e controle.
Equipes de trabalho: dimensionamento, contratos, postura profissional, uniformes, horários, responsabilidades e atribuições.
Gerenciamento de contratos, licenças, acordos e parceiras: conceito, características.
Legislação para o mercado de eventos: Leis Estaduais e Municipais, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD, Seguro de Responsabilidade Civil, Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, Vistoria Técnica- VT, Lei Antifumo, Lei Seca, Lei da Meia Entrada, entre outras aplicáveis.
Obrigatoriedade em eventos: impostos, seguros, regulamentações, licenças e autorizações em eventos
Riscos: identificação, avaliação, controle, tipos e prevenção.
Seleção e contratação de fornecedores e para eventos
Serviços: secretaria, recepção, manobrista, segurança, alimentos e bebidas, entre outros
Coordenar a execução do evento
108 horas
Cenografia: ambientação, estrutura de teto e/ou cobertura, paredes, acessos, entre outros
Decoração: arranjos florais, tecidos, mobiliário, iluminação, acessórios, utensílios, entre outros
Equipamentos e materiais: audiovisuais, iluminação, sonorização, computador, rádio comunicador, entre outros
Equipes de trabalho: Características e funções (segurança, recepção, buffet, limpeza, manutenção, entre outras).
Infraestrutura: espaço físico, estacionamento, acessibilidade, instalações e condições ambientais
Logística: conceito, técnicas, plano logístico e aplicação na área de eventos
Montagem de eventos: projeto, checklist, cronograma, planta baixa e contratos
Roteiro de operações: elaboração, organização e itens.
Segurança em eventos: categoria de riscos - humanos, técnicos, naturais e biológicos
Segurança no trabalho: equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
Coordenar serviços de alimentos e bebidas
108 horas
Alimentos e bebidas (A&B): conceitos, contexto histórico e serviços em eventos
Bebidas: tipos e serviços em conformidade com o evento
Cardápio/menu: objetivos, tipos, público-alvo, tamanho, redação, cor, letras, papel, divisões e quantidade
Cardápios: conceitos, características e adequações ao evento.
Consumo médio de produtos e insumos: cálculo per capita, previsão de público, ferramentas de controle de consumo
Decoração de mesas e ambientes para eventos temáticos
Equipe de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
Harmonização em alimentos e bebidas: conceito, tipos, possibilidades, aplicação em eventos
Mise-en-place da mesa: montagem básica e montagem completa
Mise-en-place do salão: disposição de mesas e aparadores, layout e utensílios
Modalidades de serviço – definição: à francesa, à inglesa (direto e indireto), à americana, franco-americano, empratado, à russa e travessas sobre a mesa.
Normas de vigilância sanitária e boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas
Serviços à mesa: técnicas de serviço intermediário (colocação e retirada de utensílios); ordem de precedência em jantares/almoços: prioridades no atendimento, regras de etiqueta ao servir
Serviços de A&B em eventos: tipologia e adequação
Tipologia (banquetes, coquetéis, recepções, café da manhã, almoço, jantares, coffee break, brunch, entre outros) serviços e atendimento
Utensílios e equipamentos: nomenclatura/vocabulário, utilização, limpeza, higienização e manutenção
Realizar procedimentos de cerimonial e protocolo
108 horas
Cerimonial e protocolo: conceitos, tipos, legislação e características
Convites: redação, endereçamento, confirmação de presença
Ferramentas e instrumentos: manuais, guias e editais
Mesas Diretiva: tipos e formatos de estilos
Mestre de cerimônias e Cerimonialista: perfil e atribuições
Pronomes de tratamento: conceito e aplicação.
Protocolo: símbolos nacionais, ordem de precedência, composição de mesa diretora, ordem de discurso e legislação vigente
Roteiro de cerimônia: estrutura, elaboração e ensaio
Solenidades: oficiais, não-oficiais; de âmbito federal, estadual e municipal
Coordenar a recepção de eventos
60 horas
Atuação profissional do recepcionista de eventos: perfil, postos de trabalho e atribuições e responsabilidades
Comunicação: conceito, importância, aplicação e elementos (contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback).
Controle de acesso: tipos, lista de convidados e conduta profissional
Técnicas e tipos de atendimento: presenciais, eletrônicos, telefônicos, impressos, personalizados e diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; gestantes).
Realizar o pós-evento
60 horas
Desmontagem do evento: inventário, conferência, devolução e retirada de material, equipamentos, mobiliário do espaço de evento.
Feedback: conceito e aplicação
Ofícios e cartas de agradecimento: tipos, modelos, destinatário (conferencistas, imprensa, convidados, expositores e pessoal de apoio).
Pagamento de equipes, fornecedores e clientes: contrato e formas.
Pesquisa de satisfação: tipos, roteiro, coleta de dados, instrumentos, tabulação e análise de resultados.
Prestação de Contas: previsto x realizado = resultado.
Relatórios financeiros e operacionais: elaboração e direcionamento
Projeto Integrador Técnico em Eventos
32 horas
Posso fazer este curso ?
Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- Ensino Médio concluído, ou cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG.
Terei diploma ou certificado ?
Sim, este curso possui certificado de conclusão.
É necessário ser cadastrado para receber avisos sobre novas turmas.
Já é cadastrado?
Email
*
Senha
*
Entrar
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se