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Sobre o curso

Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

O que vou aprender?

Apoiar a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias 108 horas de duração
  • Atendimento ao cliente: noções básicas sobre técnicas de recepção e atendimento.
  • Atendimento em casos de emergência: como proceder; principais cuidados; solicitação de socorro aos órgãos competentes.
  • Cálculos na dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias: operações básicas em matemática; sistema internacional de unidades de medida; conversão de unidades; frações; números inteiros e decimais; razões e proporções; regra de três; porcentagem; arredondamento.
  • Descarte de medicamentos: forma correta de descarte e impactos no meio ambiente.
  • Dispensação: conceito, etapas, profissionais envolvidos e limites de atuação. Farmácia com manipulação: fluxo do processo de atendimento na dispensação; formulário de pedido do cliente: conceito, modelos, preenchimento. Cuidados na dispensação de medicamentos a públicos especiais: grávidas, lactantes, recém-nascidos, crianças, idosos e pacientes crônicos.
  • Embalagem, Rótulo, Tarja e Bula: finalidade, tipos e especificação
  • Farmácias e drogarias: conceitos. Forma de organização e funcionamento. Produtos comercializados e serviços prestados. Profissionais envolvidos, atribuições e limites de atuação.
  • Informação sobre medicamentos: tipos de fontes de pesquisa (DEF, Guia de Preços; Rename; sites da Anvisa e Ministério da Saúde), especificidades, modo de uso.
  • Legislação vigente aplicada à dispensação e descarte de medicamentos em farmácias e drogaria.
  • Manual de Boas Práticas e Procedimento Operacional Padrão (POP): conceito, importância, modo de consultar.
  • Medicamentos: Conceitos de droga, insumo farmacêutico, fármaco, remédio, medicamento. Preparação magistral e oficinal. Conceito e diferença entre medicamentos alopáticos, fitoterápicos e homeopáticos. Conceito e linhas de florais. Diferença entre medicamento magistral e industrializado (de referência, genéricos, similares e similares equivalentes). Denominação Comum Brasileira – DCB: conceito e utilização. Intercambialidade: conceito e limites de atuação. Medicamentos com venda sob prescrição, isentos de prescrição (MIP), fracionáveis, venda com retenção de receita (sujeitos a controle especial). Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC: conceito e finalidade. Característica dos medicamentos: dose, concentração e posologia. Fórmula farmacêutica: conceito, termos e exemplos. Forma farmacêutica: conceito, tipos e classificações, vias de administração associadas. Principais classes terapêuticas dispensadas em farmácias e drogarias: medicamentos e anatomofisiopatologia associadas.
  • Orientação sobre medicamentos: nome, dose, posologia e quantidade total a ser entregue, preço, localização no estabelecimento, condições de armazenamento e descarte. Uso Racional de Medicamentos (URM) e automedicação: conceitos e impactos.
  • Prescrição e notificação de receitas: conceitos, tipos, campos, profissionais legalmente habilitados a prescrever.
  • Programas de governo para acesso ao medicamento e programa de benefícios em medicamento da indústria: conceitos.
  • Saúde: conceito (Organização Mundial da Saúde - OMS).
  • Softwares utilizados em farmácias e drogarias: finalidade, funcionalidades, tipos, especificidades e cadastro de clientes.
  • Solicitação remota de medicamentos: procedimentos e condições para realização.
Atender o cliente na comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e outros produtos para saúde em farmácias e drogarias 60 horas de duração
  • Atendimento ao cliente: perfis de pessoas - sinestésico, auditivo, visual; perfis de clientes em farmácias e drogarias; comportamento do consumidor - perfil comportamental de clientes e suas necessidades; técnicas de atendimento a clientes em farmácias e drogarias; Código de Defesa do Consumidor; Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Cadastro de clientes (consultas e relatórios). Comunicação: comunicação verbal (oral e escrita) e não verbal (gestual, expressão corporal, imagem pessoal); adequação da linguagem às necessidades do cliente.
  • Cálculos matemáticos na comercialização de produtos em farmácias e drogarias: operações básicas, porcentagem, descontos. Uso da calculadora.
  • Correlatos (outros produtos para saúde): definição, tipos, uso; rotulagem e orientações para o uso.
  • Descarte de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e de outros produtos para saúde: forma correta de descarte e impactos no meio ambiente.
  • Documentos relacionados à comercialização de cosméticos e outros produtos para saúde: formulário de pedido de produtos do cliente na farmácia com manipulação; Manual de Boas Práticas.
  • Informações básicas sobre pele e anexos: tipos e estrutura
  • Legislação vigente aplicada à comercialização e descarte de cosméticos e outros produtos para saúde e suas atualizações.
  • Produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC): tipos e finalidades. Cosméticos: classificação (grau I e grau II); tipos; ativos dermatológicos frequentemente utilizados; aplicabilidade; orientações sobre o produto e o uso; rotulagem.
  • Suplementos alimentares: definição, tipos, rotulagem e orientações para o uso e impacto do consumo na saúde do cliente.
  • Vendas: técnicas de vendas, venda adicional, manejo de objeções e reclamações e ações promocionais.
Auxiliar no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. 48 horas de duração
  • Aquisição em farmácias e drogarias: informações básicas para solicitação/reposição de produtos.
  • Controle de estoque: conceito; tipos; objetivos; atribuições do Atendente de Farmácia; recebimento e conferência de insumos, medicamentos, cosméticos e outros produtos para saúde; condições para armazenamento; principais alterações que podem ocorrer com os produtos; documentos específicos envolvidos no processo.
  • Exposição de produtos: conceito e técnicas de merchandising, sua aplicação na farmácia e drogaria; leiaute e ambiente de loja; exposição de produtos no PDV - informações básicas sobre gerenciamento por categoria; mix de produtos; limitações e exigências legais.
  • Inventário: conceito, finalidade e processo.
  • Legislação vigente relacionada ao controle de estoque em farmácias e drogarias e suas atualizações.
  • Noções de segurança no trabalho em farmácias e drogarias: definição; finalidade; principais doenças do trabalho; riscos de acidentes; ergonomia e ações preventivas. Biossegurança: conceitos, contaminação cruzada, utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
  • Organização dos produtos na farmácia e drogaria: formas de organização; limpeza; conferência da validade.
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS): conceito, finalidade e aplicação
Projeto Integrador Atendente de Farmácia 24 horas de duração

Posso fazer este curso?

  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental Completo
- Idade mínima de 17 anos.

  • Documento Necessário para Matrícula

- CPF
- RG.

Terei diploma ou certificado?

Sim, este curso possui Certificado de conclusão.