Senac MS > Curso > Técnico em Administração
Senac MS
Senac
Atos Normativos
Conselho Regional
Fale Conosco
Gestão e Transparência
Licitações
Código de Ética e Conduta
Resolução 1270/2024
Noticias
Antigas
Privacidade e Proteção de Dados
Programa ECOS
Projeto Político Pedagógico
Sobre
Trabalhe Conosco
Cursos
Livres
Técnicos
Graduação
Por Área
Beleza
Comércio
Comunicação
Games
Gastronomia
Gestão
Saúde
Tecnologia da Informação (TI)
EAD
Gratuitos
O Programa
Aprendizagem
Como se inscrever
Consulta de Vagas
FAQ
MS Qualifica
Voucher Desenvolvedor
Escolas
Campo Grande
Hub Academy
Turismo e Gastronomia
Corumbá
Dourados
Ponta Porã
Três Lagoas
Faculdade
Empresas
Atendimento Corporativo
Aprendizagem
Credenciamento
Consultorias
Biosseguranca
Comunicação
Design
Gastronomia
Gestão e Finanças
Tecnologia da Informação
Turismo
Saúde e Segurança do Trabalho
Programas de Certificação
DEL Turismo
Missões Técnicas
Senac Comércio
Super Parceiros
Eventos
Hackathon Senac Decola
Serviços
Acessibilidade
Biblioteca Digital
Fábrica de Software
terradaságuas Restaurante-escola
Rede de Talentos Senac MS
Buscar
Area Fechada
Login
Já é aluno?
Portal do Aluno (externo)
Acesso Interno
Acessar Site SenacMS (Login)
Não tem cadastro?
Cadastre-se no Site SenacMS
Técnico em Administração
Cursos Técnicos
Gestão
1000 horas
Não há Turmas disponíveis no momento.
Avise-me sobre novas turmas
Sobre o curso
Objetivo geral:
• Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagem o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O que vou aprender ?
Auxiliar a elaboração, implementação e acompanhamento do planejamento estratégico das organizações
60 horas
Cultura organizacional: conceitos e elementos.
Ferramentas de análise de cenário: conceitos, características e finalidades (matriz SWOT, matriz BCG, entre outros).
Mobilização de equipes: técnicas para mediação de conflitos, estratégias de persuasão e motivação, diversidade humana.
Noções da evolução das teorias da administração: teoria clássica, fordismo, teoria de Henry Fayol, escola das relações humanas; Teorias de Peter Drucker e a neoclássica.
Noções de elaboração de projetos: escopo, tempo, prazos, custos, riscos, comunicação, equipe, ferramentas, estrutura de um projeto.
Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis).
Pesquisa e coleta de dados: tipos de instrumentos e formas de aplicação, fonte (primária, secundária, veracidade e credibilidade das informações), normas para referência e citações de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Planejamento estratégico: conceito, finalidades, missão, visão, valores, objetivos, metas, procedimentos de elaboração, planos de ação (elementos constitutivos).
Elaborar, organizar e controlar documentos da organização
60 horas
Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
Modelos de documentos: ata, carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, procuração, recibo, requerimento, aviso, convocação, petição inicial, contrato, edital.
Planilhas para organização de dados: elaboração e formatação.
Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail.
Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortográficas aplicáveis.
Auxiliar a estruturação e operacionalização de projetos
36 horas
Definição de escopo de projeto, custos/aquisições/viabilidade, qualidade, comunicação/memória e riscos.
Documentos: Memória do projeto, relatórios de status e planos de ação.
Estrutura do projeto: apresentação, objetivos, finalidade, viabilidade, orçamento, cronograma, planos de ação e formatação.
Identificação do público-alvo: definição, relação e formas de comunicação.
Noções básicas de estatística: coleta e exposição de dados, modelos estatísticos.
Projeto: conceito, tipologia, etapas, indicadores e aplicabilidade.
Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
48 horas
Comportamento profissional: apresentação e postura profissional, principais regras de etiqueta social.
Comunicação oral e escrita: características, formas e abordagens de atendimento pessoal, telefônico e por e-mail, redação e formatação de e-mail, ofício, memorando, edital de publicação de vaga e inserção de dados em planilhas.
Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º (dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores).
Documentos: solicitação de emprego, currículo, ficha de avaliação do processo de integração, ficha do empregado, formulário de requisição de pessoal.
Fundamentos da legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho, férias, poder disciplinador empregador.
Negociação de conflitos: conceito, princípios, ferramentas, técnicas e estratégias para resolução de conflitos.
Noções de cultura e clima organizacional: conceituações e pesquisa de clima organizacional.
Noções de gestão de pessoas: conceito, histórico, modelos de gestão e estrutura de funcionamento.
Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego.
Políticas da organização: conceito, tipos, requisitos essenciais. Contratação, remuneração, benefícios, planos de cargos e salários e cultura organizacional.
Processo de integração do novo colaborador.
Recrutamento e seleção: conceito, fontes de recrutamento, confecção de editais e anúncios, técnicas de recrutamento e seleção, planejamento e operacionalização do processo seletivo, divulgação do resultado do processo seletivo.
Apoiar e executar ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários
60 horas
Avaliação de desempenho: conceituação; propósito da avaliação de desempenho das pessoas; processo de avaliação e responsabilidades; métodos/sistemas de avaliação de desempenho; indicadores de desempenho.
Documentos pertinentes ao processo: Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), ficha de avaliação de desempenho, ficha de crescimento profissional (horizontal/vertical), planilhas de custos de cursos, treinamentos, entre outros.
Estrutura de cargos e salários: pesquisa salarial; descrição de cargos; descrição das competências profissionais; plano de cargos e salários; sistema e tipos de remuneração; tendências em remuneração; fundamentos em política de remuneração; fundamentos sobre planejamento de carreiras.
Mapeamento das funções: descrição e análise de cargos; mapeamento de funções e requisitos mentais e físicos para execução das funções. Atributos necessários a cada cargo.
Treinamento e desenvolvimento: conceituações; processo de treinamento; diagnóstico de necessidades de desenvolvimento de pessoal; planejamento, orçamento e execução das ações de treinamento e desenvolvimento; instrumentos para desenvolvimento de pessoal: cursos, treinamentos, seminários, simpósios, etc.; instrumentos de avaliação, retenção e reação.
Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho
36 horas
Comunicação de Acidente de Trabalho: conceito, fundamento legal (Decreto n° 3.048/1999), processo de comunicação;
Documentos: ficha médica e Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Exames médicos periódicos obrigatórios: conceito, tipos, controle e regulamentação dos exames periódicos;
Medicina e segurança do trabalho: conceitos, objetivos, princípios. Cipa e Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT): conceito, finalidade, requisitos legais para implantação, principais ações realizadas. Programas de prevenção de acidentes;
Normas regulamentadoras: NR 24 Condição Sanitária em Locais de Trabalho; NR 06 Equipamentos de proteção individual; NR 07 Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): conceito, obrigatoriedade de fornecimento, deveres do empregado; NR 05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); NR 17 Ergonomia; NR 26 Sinalização de segurança;
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): conceito, finalidades e requisitos essenciais;
Qualidade de vida no trabalho: conceitos, métodos, perfil da empresa, análise das necessidades, pesquisas e aplicações;
Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: conceitos, objetivos e projetos de responsabilidade socioambiental;
Auxiliar a elaboração da folha de pagamento
72 horas
Controle de ponto: sanções. marcação manual, mecânica, eletrônica e magnética.
Jornada de trabalho: conceito, duração, intervalos, prorrogação, compensação de horas, escala de revezamento, categorias diferenciadas, descanso semanal remunerado (DSR), trabalho noturno, jornada de trabalho mensalista, jornada de trabalho horista.
Obrigações anuais do empregador: Declaração de Informações de Rendimento na Fonte (DIRF), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte (Informe de Rendimento), Livro de Inspeção e Fiscalização do Trabalho.
Obrigações mensais do empregador: recolhimento e repasse dos encargos para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Receita Federal (IRRF), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), prestar informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Operações matemáticas: quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção.
Processo de Controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro dos intervalos de refeição e descanso, registro das horas extras, registro de faltas e atrasos.
Processo de elaboração da folha de pagamento: cálculo de proventos (salário, salário-família, horas extras, comissões, abonos, gratificações, prêmios, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno), afastamentos, salário-maternidade, cálculo de descontos (INSS, Imposto de Renda, descontos para sindicato, faltas e atrasos, desconto do repouso semanal remunerado, vale-transporte, pensão alimentícia, adiantamento de salário, seguro de vida, vale-refeição, plano de saúde).
Remuneração: conceitos, diferença de remuneração e salário, adicionais (hora extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário utilidade, gorjetas, diárias de viagem), prazo e forma para pagamento, recibo/holerite do pagamento. Políticas de remuneração, prêmios e campanhas, Programa motivacional.
Salário, remuneração, adicionais, benefícios e encargos sociais, intervalos, FGTS e PIS. Contrato por prazo determinado e indeterminado.
Suspensão e interrupção do contrato de trabalho e ausências legais.
Auxiliar a execução das ações pertinentes aos processos de gestão de materiais e patrimônio em organizações
36 horas
Documentos: inventário, planilhas de controle, fichas de produtos, controles de manutenção.
Gestão de materiais: conceitos e princípios, relação com fornecedores, cotação de materiais, produtos e equipamentos para aquisição, sistemas de informação; ferramentas de controle: First in, First Out (FIFO) e Curva ABC.
Inventário: conceitos, tipos, etapas (organização, contagem e reposição).
Patrimônio: definição, formas de controle, classificações, noção de depreciação patrimonial, movimentação e registros patrimoniais, programas de execução da manutenção.
Auxiliar a execução de atividades relacionadas às operações logísticas em organizações
108 horas
Cadeia de suprimentos: previsão de demanda, seleção, política e gestão de fornecedores, processos de compras e produção.
Centro de Distribuição (CD): conceito e funcionamento.
Custos logísticos direto/indireto e fixo/variável aplicados ao estoque; Métodos de controle e fluxo de estoque de mercadorias: Primeiro a entrar, Primeiro a sair (PEPS) e Último a entrar, Primeiro a Sair (UEPS); armazenagem, movimentação, transporte.
Documentos: pedido, nota fiscal, ordem de compra, conhecimento de transporte, Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).
Estoque: conceito, tipos de demanda (constante, crescente, decrescente, sazonal, de tendência), cálculos, ferramentas e técnicas aplicadas, produtos perigosos, normas de segurança aplicáveis.
Fluxo logístico: descrição e interação das áreas de logística (suprimentos, produção/manufatura, recebimento, armazenamento e distribuição).
Logística: conceito, princípios e fundamentos da cadeia logística e sua função dentro da organização, terminologias comuns, internacionalização e logística reversa.
Noções de negociação comercial: técnicas e estratégias aplicadas à logística.
Processo de armazenagem: recebimento, estocagem e expedição.
Processo de distribuição: sistema de transporte, modais (aéreo, hidroviário, rodoviário, dutoviário e ferroviário), Cost, Insurance and Freight (CIF) e Free On Board (FOB), controle de transporte, roteirização, seguro de cargas, rastreabilidade, normas de segurança aplicáveis.
Sistemas de informação relacionados à logística: planilha eletrônica, softwares de controle logístico, sistema de gestão empresarial, entre outros.
Auxiliar a execução das ações pertinentes aos processos financeiros em organizações
96 horas
Cadastro de clientes, fornecedores e bancos: coleta, atualização e organização dos dados.
Contas a pagar: fluxo e processos, ordens de pagamento eletrônicas ou físicas (cheque, TED, DOC, transferência entre contas, entre outros).
Contas a receber: fluxo e processos, formas de negociação, cobrança e recebimento, procedimentos para emissão, recebimento e conferência de notas fiscais.
Controle e arquivo da documentação física e eletrônica pertinente ao processo financeiro: auditorias e temporalidade.
Demonstrativos financeiros: conceito, finalidades, estrutura e composição, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), balanço patrimonial, fluxo de caixa e relatórios gerenciais.
Documentos: fiscais (notas de débito, recibos, nota fiscal, cupom fiscal, entre outros) e não fiscais (planilhas de funcionários, planilhas de clientes, duplicata, nota promissória, letra de câmbio, entre outros).
Fiscal: tipos de tributos, classificação no Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) e controle.
Glossário de terminologias técnicas relacionadas ao processo financeiro e contábil.
Noções de contabilidade: conceitos e princípios contábeis, classificação e registro de contas patrimoniais (ativo, passivo e patrimônio líquido) e de resultado (receita e despesa) e plano de contas contábeis e de custos.
Operações matemáticas: porcentagem, regra de três simples, razões e proporções, juros simples e compostos.
Sistemas de controle para pagamentos e recebimentos: planilhas eletrônicas, softwares de gestão empresarial.
Tesouraria: fluxo e processos, provisão de pagamento e recebimentos, extratos bancários (emissão e controle), conciliação bancária.
Auxiliar as operações pertinentes às atividades da controladoria nas organizações
48 horas
Conciliação contábil: plano de contas contábeis e de custos e verificação de lançamentos.
Documentos para coleta de dados: Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), balanço patrimonial, fluxo de caixa e relatórios gerenciais (planejamento e orçamento empresarial).
Noções de controladoria: conceito, finalidade, processos e interfaces.
Orçamento: conceito, natureza, finalidade, elementos constitutivos e controle.
Sistemas da informação utilizados na controladoria: definição e modelos.
Tipos de indicadores econômicos e financeiros de dados patrimoniais e de resultado: indicadores de liquidez, endividamento, estoques e outros.
Auxiliar o planejamento, desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações
84 horas
Ambiente de marketing: variáveis internas (clientes, fornecedores, entidades reguladoras, concorrentes) e variáveis externas (políticas/legais, econômicas, socioculturais, demográficas, naturais e tecnológicas).
Comportamento do consumidor: aspectos psicológicos, econômicos, sociais e demográficos.
Marketing: conceito, fundamentos e composto de marketing.
Meios de comunicação: conceito, abrangência e formato.
Noções de plataformas, operação e gestão para o e-commerce no Brasil.
Pesquisa de marketing: formulação do problema (objetivo), tipos (fontes primárias e secundárias), instrumentos, formas de aplicação, tabulação de dados, análise de informação, apresentação do resultado e tomada de decisão.
Plano de ação de marketing: definição, elementos constitutivos, execução, acompanhamento e controle.
Posicionamento mercadológico: conceito, objetivos e estratégias.
Segmentação: conceitos, tipos e nicho de mercado.
Tipos de marketing: direto, de serviços, de relacionamento, de varejo e atacado, social, digital, entre outros.
Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais
60 horas
Documentos: contrato comercial, solicitação de serviço.
Equipe de vendas: composição, formas de atuação, escala e plantões de trabalho.
Fases da venda: pré-venda, venda, pós-venda.
Ferramentas de vendas: cronograma e roteiro de visitas, propostas de vendas, gráficos de metas, cadastros de vendas, carteira de clientes, portfólio de produtos e serviços.
Gestão de vendas: acompanhamento, controle e análise dos resultados.
Plano de vendas: conceito, elementos constitutivos, segmentação do público, formas de acompanhamento, estabelecimento de metas, interface com o planejamento estratégico de marketing.
Recursos e infraestrutura para a venda: materiais promocionais, pontos de venda, embalagem, entre outros.
Tipos de venda: interna, externa, presencial e a distância.
Apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior
36 horas
Ações e procedimentos operacionais na importação e exportação: regras de origem (despacho - conceito, tipologias e procedimentos.
Comércio exterior: conceitos e introdução ao panorama internacional, acordos comerciais.
Ferramentas de apoio ao exportador/importador: Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e International Commercial Terms (Incoterms) – origens, conceitos, finalidades, códigos e descrições.
Incentivos fiscais, barreiras tarifárias, apuração de impostos e taxas e seguro internacional.
Órgãos gestores e anuentes do comércio exterior brasileiro; regimes aduaneiros.
Auxiliar o planejamento e a execução de melhorias dos processos organizacionais
36 horas
Balanced Scorecard (BSC): conceito e aplicações.
Documentos da qualidade: política da qualidade, manual da qualidade, Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), formulário de não conformidade/ação corretiva, relatório de auditoria.
Ferramentas: Espinha de peixe (Ishikawa), diagrama de Pareto, histograma, fluxograma, diagrama de dispersão, matriz GUT, folha de verificação, Controle Estatístico De Processo (CEP).
Indicadores de desempenho: definição, tipos e formas de monitoramento.
Mapeamento de processos: conceito, identificação, normas e procedimentos, inter-relação dos processos.
Metodologias: conceitos, características e finalidades – Plan, Do, Check, Act (PDCA), Metodologia de Análise e Solução de Problemas (Masp), 5W2H, 5S, benchmarking.
Qualidade: conceitos, princípios, padronização de procedimentos, definição de indicadores, definição de prioridades e monitoramento de processos.
Sistemas de gestão da qualidade e certificações: conceito, finalidades, registros, auditorias.
Projeto Integrador Técnico em Administração
88 horas
Posso fazer este curso ?
Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- Ensino Médio concluído, ou cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG.
Terei diploma ou certificado ?
Sim, este curso possui certificado de conclusão.
É necessário ser cadastrado para receber avisos sobre novas turmas.
Já é cadastrado?
Email
*
Senha
*
Entrar
Ainda não tem cadastro?
Cadastre-se