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Técnico em Recursos Humanos

Cursos Técnicos
Gestão
Valor total
R$ 3.024,00
Turma disponível:
Formas de pagamento
Boleto Cartão de Crédito Recorrência de Cartão
  06/03/2025 à 22/12/2025
Segunda-feira a Sexta-feira (07:30 às 11:30)
800 horas
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Objetivo geral Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados. Objetivos específicos
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e estimulem o aprimoramento contínuo.
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem visão crítica e tomada de decisão para resolução de problemas.
• Promover avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem, a todos os envolvidos no processo educativo, a verificação da aprendizagem.
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

  • Atendimento ao cliente e Relacionamento interpessoal: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; comunicação oral, gestão de conflitos e técnicas de negociação.
  • Gestão de recursos humanos: noções básicas; formas de atuação na organização e sua importância; atribuições e responsabilidades.
  • Indicadores de recursos humanos: conceito, finalidade, tipos, temporalidade e aplicação.
  • Instrumentos e técnicas de coleta de dados: conceitos, finalidade, procedimentos e tipos.
  • Introdução às funções da administração: Planejamento, organização, direção e controle.
  • Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
  • Modelo de Documentos: Documentos administrativos e legais específicos da área de recursos humanos.
  • Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais - Recursos Humanos, Logística, Finanças, Marketing e vendas e jurídica), características de Missão, visão e valores organizacionais.
  • Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego.
  • Processos organizacionais: conceito, interrelação, fluxograma.
  • Sistema operacional cliente, Editor de Textos e Planilha Eletrônica, Apresentação Eletrônica, Internet e Correio Eletrônico.
  • Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortográficas.
  • Atendimento ao cliente e Relacionamento interpessoal: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; comunicação oral, gestão de conflitos e técnicas de negociação.
  • Gestão de recursos humanos: noções básicas; formas de atuação na organização e sua importância; atribuições e responsabilidades.
  • Indicadores de recursos humanos: conceito, finalidade, tipos, temporalidade e aplicação.
  • Introdução às funções da administração: Planejamento, organização, direção e controle.
  • Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
  • Modelo de Documentos: Documentos administrativos e legais específicos da área de recursos humanos.
  • Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais - Recursos Humanos, Logística, Finanças, Marketing e vendas e jurídica), características de Missão, visão e valores organizacionais.
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego.
  • Processos organizacionais: conceito, interrelação, fluxograma.
  • Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortográficas.
  • Ambientação do novo empregado: conceito e informações pertinentes.
  • Atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; comunicação oral; gestão de conflitos e técnicas de negociação.
  • Editais de vaga – modelos, redação e elaboração.
  • Recrutamento de pessoal – conceitos, etapas e tipos de recrutamento – interno, externo e misto; formas de anúncio e divulgação; canais de comunicação; fontes de pesquisa.
  • Seleção de pessoas – conceito, etapas e técnicas, aplicação e responsabilidade.
  • Ambientação do novo empregado: conceito e informações pertinentes.
  • Atendimento ao cliente e Relacionamento interpessoal: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; comunicação oral, gestão de conflitos e técnicas de negociação.
  • Editais de vaga modelos, redação e elaboração.
  • Recrutamento de pessoal conceitos, etapas e tipos de recrutamento - interno, externo e misto. Formas de anúncio e divulgação. Canais de comunicação. Fontes de pesquisa.
  • Seleção de pessoas conceito, etapas e técnicas, aplicação e responsabilidade.
  • Notificação: conceito e tipos.
  • Órgãos institucionais das relações de trabalho: finalidade e forma de atuação.
  • Processos trabalhistas: conceito, implicações para a organização, composição do processo, prazos legais.
  • Publicações oficiais sobre legislação trabalhista e previdenciária: Acesso e formas de consulta.
  • Relações de trabalho e direitos do trabalhador: direitos e garantias (Art. 7º da Constituição), tipos de contratos de trabalho e formas de rescisão.
  • Notificação: conceito e tipos.
  • Órgãos institucionais das relações de trabalho: finalidade e forma de atuação.
  • Processos trabalhistas: conceito, implicações para a organização, composição do processo, prazos legais.
  • Publicações oficiais sobre legislação trabalhista e previdenciária: Acesso e formas de consulta.
  • Relações de trabalho e direitos do trabalhador: direitos e garantias (Art. 7º da Constituição), tipos de contratos de trabalho e formas de rescisão.
  • Representação do empregador: papel de preposto e da testemunha da organização, carta de preposição, participação e atribuições do representante da organização em reunião, comissão, homologação, auditoria e audiência de relações trabalhistas.
  • Constituição da República Federativa do Brasil, art. 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Relações de trabalho: conceito, histórico, relação homem e trabalho. Tipos de contrato de trabalho e formas de rescisão.
  • Estrutura do Departamento de Pessoal.
  • Fundamentos da legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho, férias, poder disciplinador do empregador.
  • Poder disciplinar do empregador: advertência, suspensão, demissão por justa causa, demissão sem justa causa, aviso prévio, dispensa do empregado estável, apuração de faltas graves.
  • Processo de admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/atualizações em carteira de trabalho, cadastro do PIS/Pasep, declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale transporte, exame admissional.
  • Processo de demissão: documentos necessários, modalidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado, conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame demissional.
  • Prontuário do colaborador: conceito e documentos a serem arquivados.
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-lei 5.452/23 e alterações. Definição e consulta;
  • Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Relações de trabalho: conceito, histórico, relação homem e trabalho. Tipos de contrato de trabalho e formas de rescisão;
  • Estrutura do Departamento de Pessoal;
  • Fundamentos da legislação trabalhista e poder disciplinador do empregador: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração, jornada de trabalho, férias; poder disciplinador do empregador, advertência, suspensão, demissão por justa causa, demissão sem justa causa, aviso prévio, dispensa do empregado estável, apuração de faltas graves;
  • Noções da organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis).
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego;
  • Poder disciplinar do empregador: advertência, suspensão, demissão por justa causa, demissão sem justa causa, aviso prévio, dispensa do empregado estável, apuração de faltas graves;
  • Processo de admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/ atualizações em carteira de trabalho, cadastro do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale-transporte, exame admissional;
  • Processo de demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame demissional;
  • Prontuário do colaborador: conceito e documentos a serem arquivados;
  • Benefícios espontâneos: política da organização, benefícios mais comuns.
  • Benefícios legais: férias – conceito, período de férias, perda do direito de férias, abono pecuniário, parcelamento, comunicação do período de férias, pagamento das férias, adicional de 1/3 de férias, férias coletivas, encargos sociais; atraso e não concessão de férias; gratificação natalina (13º salário): cálculo, prazo e forma de pagamento, multa;
  • Benefícios: conceitos, fontes, princípios, características e direitos, previdência social, benefícios obrigatórios e requisitos para concessão e gozo, benefícios espontâneos;
  • Demais benefícios: vale-transporte, depósito do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade.
  • Controle de ponto: sanções. marcação manual, mecânica, eletrônica e magnética;
  • Jornada de trabalho: conceito, duração, intervalos, prorrogação, compensação de horas, escala de revezamento, categorias diferenciadas, descanso semanal remunerado (DSR), trabalho noturno, jornada de trabalho mensalista, jornada de trabalho horista;
  • Obrigações anuais do empregador: Declaração de Informações de Rendimento na Fonte (DIRF), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte (Informe de Rendimento), Livro de Inspeção e Fiscalização do Trabalho;
  • Obrigações mensais do empregador: recolhimento e repasse dos encargos para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), prestar informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Operações matemáticas: as quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção.
  • Processo de Controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro dos intervalos de refeição e descanso, registro das horas extras, registro de faltas e atrasos;
  • Processo de elaboração da folha de pagamento: cálculo de proventos (salário, salário-família, horas extras, comissões, abonos, gratificações, prêmios, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno), afastamentos, salário-maternidade, cálculo de descontos (INSS, Imposto de Renda, descontos para sindicato, faltas e atrasos, desconto do repouso semanal remunerado, vale-transporte, pensão alimentícia, adiantamento de salário, seguro de vida, vale-refeição, plano de saúde);
  • Remuneração: conceitos, diferença entre remuneração e salário, adicionais (hora extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário utilidade, gorjetas, diárias de viagem), prazos e formas para pagamento, recibo/holerite do pagamento. políticas de remuneração, prêmios e campanhas, programa motivacional;
  • Salário, remuneração, adicionais, benefícios e encargos sociais, intervalos, FGTS e PIS. Contrato por prazo determinado e indeterminado;
  • Suspensão e interrupção do contrato de trabalho e ausências legais;
  • Controle de ponto: sanções; marcação manual, mecânica, eletrônica e magnética.
  • Jornada de trabalho: conceito, duração, intervalos, prorrogação, compensação de horas, escala de revezamento, categorias diferenciadas, descanso semanal remunerado (DSR), trabalho noturno, jornada de trabalho mensalista, jornada de trabalho horista.
  • Obrigações anuais do empregador: Declaração de Informações de Rendimento na Fonte (DIRF), Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte (Informe de Rendimento), Livro de Inspeção e Fiscalização do Trabalho.
  • Obrigações mensais do empregador: recolhimento e repasse dos encargos para o INSS, Receita Federal (IRRF), FGTS, prestar informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
  • Operações matemáticas: quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção.
  • Processo de controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro de intervalos de refeição e descanso, registro de horas extras, registro de faltas e atrasos.
  • Processo de elaboração da folha de pagamento: cálculo de proventos (salário, salário-família, horas extras, comissões, abonos, gratificações, prêmios, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno), afastamentos, salário-maternidade, cálculo de descontos (Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS –, Imposto de Renda, descontos para sindicato, faltas e atrasos, desconto do repouso semanal remunerado, vale-transporte, pensão alimentícia, adiantamento de salário, seguro de vida, vale-refeição, plano de saúde).
  • Remuneração: conceitos, diferença de remuneração e salário, adicionais (horas extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário utilidade, gorjetas, diárias de viagem), prazo e forma para pagamento, recibo/holerite do pagamento; políticas de remuneração, prêmios e campanhas; programa motivacional.
  • Salário, remuneração, adicionais, benefícios e encargos sociais, intervalos, FGTS e PIS; contrato por prazo determinado e indeterminado.
  • Suspensão e interrupção do contrato de trabalho e ausências legais.
  • Descrição e análise de cargos : Fontes de pesquisa: Classificação Brasileira de Ocupações, Regulamentação dos Conselhos Profissionais, Manuais técnicos e operacionais, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e práticas de benchmarking. Atributos necessários ao cargo. Métodos para levantamento de informações para análise de funções e cargos. Noções de avaliação e classificação de cargos para definição de níveis hierárquicos. Processo de atualização e manutenção do Plano.
  • Noções sobre plano de carreira: conceito e aplicação.
  • Organograma de cargos e funções: Conceito, objetivos, níveis hierárquicos.
  • Plano de Cargos e Salários: conceito, definição, importância para as empresas, periodicidade para atualização, base legal, etapas de elaboração e implantação, comunicação e divulgação.
  • Política salarial: Conceito, finalidades, aplicação. Tipos de remuneração: Funcional, por habilidade, por competência.
  • Relação de trabalho: Papel dos atores envolvidos: Conselhos profissionais, Sindicatos e Órgãos governamentais. Convenção e Acordo coletivo, Dissídio, Atualizações legais, Equiparação salarial. Piso da categoria e nomenclatura.
  • Descrição e análise de cargos : Fontes de pesquisa: Classificação Brasileira de Ocupações, Regulamentação dos Conselhos Profissionais, Manuais técnicos e operacionais, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e práticas de benchmarking. Atributos necessários ao cargo. Métodos para levantamento de informações para análise de funções e cargos. Noções de avaliação e classificação de cargos para definição de níveis hierárquicos. Processo de atualização e manutenção do Plano.
  • Noções sobre plano de carreira: conceito e aplicação.
  • Organograma de cargos e funções: Conceito, objetivos, níveis hierárquicos.
  • Plano de Cargos e Salários: conceito, definição, importância para as empresas, periodicidade para atualização, base legal, etapas de elaboração e implantação, comunicação e divulgação.
  • Política salarial: Conceito, finalidades, aplicação. Tipos de remuneração: Funcional, por habilidade, por competência.
  • Relação de trabalho: Papel dos atores envolvidos: Conselhos profissionais, Sindicatos e Órgãos governamentais. Convenção e Acordo coletivo, Dissídio, Atualizações legais, Equiparação salarial. Piso da categoria e nomenclatura.
  • Características do Desenvolvimento organizacional e pessoal.
  • Comunicação Interna: planejamento de comunicação, tipos de linguagem e formas de abordagem.
  • Educação corporativa e desenvolvimento organizacional e de pessoas: conceito, finalidade, tendências; universidades corporativas – conceitos e finalidades; coaching e mentoring. e-learning e b-learning: conceitos e finalidades;
  • Etapas de T&D: diagnóstico: LNT a – conceito, aplicabilidade, métodos e instrumentos de coleta de dados; planejamento de ação de T&D: objetivos, carga horária, orçamento, recursos e serviços, formas de contratação, programação e cronograma de execução; implementação da ação de T&D: conceito, finalidade e organização; tipos e técnicas de treinamento; documentos – controle de participação e certificação da ação; avaliação da ação de T&D: conceito, finalidade, tipos, níveis de resultados;
  • Padrões e indicadores de Treinamento e Desenvolvimento.
  • Planos de Desenvolvimento Individual e coletivos: conceito e finalidade.
  • Processo de aplicação de treinamento documentação, materiais, controle dos participantes.
  • Processo de integração: conceito, finalidade, informações sobre a empresa, políticas e normas internas e formas de monitoramento.
  • Programa de Integração: informações sobre a empresa, políticas e normas internas etc.
  • Treinamento e Desenvolvimento: conceitos, finalidade, definições, Forma de oferta: presencial, blended e a distância.
  • Características do Desenvolvimento organizacional e pessoal.
  • Comunicação Interna: planejamento de comunicação, tipos de linguagem e formas de abordagem.
  • Educação corporativa e desenvolvimento organizacional e de pessoas: conceito, finalidade, tendências; universidades corporativas – conceitos e finalidades; coaching e mentoring. e-learning e b-learning: conceitos e finalidades;
  • Etapas de T&D: diagnóstico: LNT a – conceito, aplicabilidade, métodos e instrumentos de coleta de dados; planejamento de ação de T&D: objetivos, carga horária, orçamento, recursos e serviços, formas de contratação, programação e cronograma de execução; implementação da ação de T&D: conceito, finalidade e organização; tipos e técnicas de treinamento; documentos – controle de participação e certificação da ação; avaliação da ação de T&D: conceito, finalidade, tipos, níveis de resultados;
  • Padrões e indicadores de Treinamento e Desenvolvimento.
  • Planos de Desenvolvimento Individual e coletivos: conceito e finalidade.
  • Processo de aplicação de treinamento documentação, materiais, controle dos participantes.
  • Processo de integração: conceito, finalidade, informações sobre a empresa, políticas e normas internas e formas de monitoramento.
  • Programa de Integração: informações sobre a empresa, políticas e normas internas etc.
  • Treinamento e Desenvolvimento: conceitos, finalidade, definições, Forma de oferta: presencial, blended e a distância.
  • Avaliação de Desempenho: conceito, objetivos, finalidade e responsabilidade e contribuições para a gestão de recursos humanos, etapas e cronograma, cenários e tendências. Avaliação de desempenho em período de experiência.
  • Feedback da avaliação de desempenho: conceito.
  • Métodos de Avaliação de Desempenho: Conceito, principais tipos utilizados, forma de aplicação.
  • Padrões e indicadores das competências: conceito, finalidades, parâmetros e tabulação de resultados.
  • Processo de avaliação de desempenho: documentos e Relatórios (nível gerencial, tático e operacional).
  • Avaliação de Desempenho: conceito, objetivos, finalidade e responsabilidade e contribuições para a gestão de recursos humanos, etapas e cronograma, cenários e tendências. Avaliação de desempenho em período de experiência.
  • Feedback da avaliação de desempenho: conceito.
  • Métodos de Avaliação de Desempenho: Conceito, principais tipos utilizados, forma de aplicação.
  • Padrões e indicadores das competências: conceito, finalidades, parâmetros e tabulação de resultados.
  • Processo de avaliação de desempenho: documentos e Relatórios (nível gerencial, tático e operacional).
  • Ambiente organizacional: conceito e implicações.
  • Clima Organizacional Conceito, Pesquisa de clima organizacional: Parâmetros, periodicidade, processos de elaboração e aplicação, instrumentos.
  • Cultura organizacional Conceito, papel e impactos no ambiente organizacional. História, rituais, símbolos, mitos e linguagem organizacionais.
  • Diversidade: Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT, Estatuto da Igualdade Racial e Estatuto da Pessoa com Deficiência.
  • Endomarketing: conceito, finalidade, comunicação e ferramentas; plano de endomarketing – objetivos, escopo, responsabilidades e implantação;
  • Liderança, trabalho em equipes e motivação.
  • Meio ambiente e sustentabilidade: Cadeia produtiva (clientes, processos e fornecedores). Impactos diretos e indiretos. Aspectos legais envolvidos.
  • Noções sobre a Legislação específica do MTE e Legislação previdenciária: incidentes e acidentes de trabalho: aspectos referentes aos direitos e obrigações dos trabalhadores. Procedimentos legais nos acidentes de trabalho: perícias e notificações, registro, definições e aplicação. Absenteísmo e afastamento.
  • Noções sobre Segurança e saúde no trabalho: Conceito. Procedimentos. Doenças ocupacionais. Acidentes e incidentes do trabalho. EPIs e EPCs. Riscos. Documentos relacionados a segurança e saúde no trabalho: PCMSO, relatórios e PPRA.
  • Qualidade de vida no trabalho: Conceito, ações e eventos relacionados.
  • Responsabilidade Social: Conceito e finalidade. Imagem institucional. Projetos, Campanhas, ações e eventos relacionados. Convênios e parcerias. ONGs Organizações não governamentais. Stakeholders.
  • Ambiente organizacional: conceito e implicações.
  • Clima organizacional – conceito, pesquisa de clima organizacional – parâmetros, periodicidade, processos de elaboração e aplicação, instrumentos.
  • Cultura organizacional – conceito, papel e impactos no ambiente organizacional; história, rituais, símbolos, mitos e linguagem organizacionais.
  • Diversidade: Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT, Estatuto da Igualdade Racial e Estatuto da Pessoa com Deficiência.
  • Endomarketing: conceito, finalidade, comunicação e ferramentas; plano de endomarketing – objetivos, escopo, responsabilidades e implantação;
  • Liderança, trabalho em equipes e motivação.
  • Meio ambiente e sustentabilidade: Cadeia produtiva (clientes, processos e fornecedores). Impactos diretos e indiretos. Aspectos legais envolvidos.
  • Noções sobre legislação específica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e legislação previdenciária: incidentes e acidentes de trabalho – aspectos referentes a direitos e obrigações dos trabalhadores –; procedimentos legais nos acidentes de trabalho – perícias e notificações, registro, definições e aplicação; absenteísmo e afastamento.
  • Noções sobre segurança e saúde no trabalho: conceito; procedimentos; doenças ocupacionais; acidentes e incidentes do trabalho; EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs); riscos; documentos relacionados à segurança e saúde no trabalho: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), relatórios e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
  • Qualidade de vida no trabalho: Conceito, ações e eventos relacionados.
  • Responsabilidade social: conceito e finalidade; imagem institucional; projetos, campanhas, ações e eventos relacionados; convênios e parcerias; organizações não governamentais (ONGs); Stakeholders.

Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- Ensino Médio concluído, ou cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.
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