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Técnico em Produção de Moda

Cursos Técnicos
Moda
800
horas
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Objetivo geral:
• Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
• Promover avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

  • Conceitos de veste, indumentária e moda.
  • Formação e disseminação de informação de moda: macro e micro tendências.
  • Fundamentos socioantropológicos da moda: comportamento e relações simbólicas da moda, do consumo, dos movimentos de cultura e contracultura.
  • História da arte, da indumentária e da moda e influências diretas de cinema, música, fotografia, artes plásticas, literatura e arquitetura, com ênfase no século 20.
  • Manifestações socioculturais contemporâneas que influenciam diretamente a moda (arte de rua; tribos urbanas; figurino de filmes e novelas; clipes musicais etc.).
  • Metodologias, ferramentas e fontes de pesquisa de moda (livros, artigos, periódicos e internet).
  • Recursos visuais: montagem, colagem, digital, fotográfico, customização.
  • Cenários de mercado internacional, nacional e regional de moda: conceitualização e contextualização.
  • Conceitos de marca, desfile, vitrine, ponto de venda, evento, produto e mídias (impressa e digital).
  • Formas de arquivamento e catalogação para moda: alfabética, numérica, tipo de produto, formatos de imagem (JPEG, PNG, PSD...), resolução de arquivos.
  • Fundamentos socioantropológicos da moda: comportamento e relações simbólicas da moda, do consumo, dos movimentos de cultura e contracultura.
  • Linguagem visual para catalogação: teoria da cor, conceitos e leitura visual da forma.
  • Recursos de apresentação da imagem: moodboard (painel), caderno de esboços, desenho, colagem, digital, fotográfico etc.
  • Briefing: conceito e etapas de elaboração.
  • Composição de imagem de moda: beleza, atitude, fotografia (luz, ambiente, cenografia, ângulo) e moda (vestuário, calçados e acessórios).
  • Conceito de identidade de moda: características, perfil, público-alvo.
  • Conceitualização, contextualização e aplicabilidade das referências (visuais e materiais).
  • Elementos de design aplicados à moda: formas, cores, superfícies etc.
  • Fluxograma, organograma e cronograma aplicados a projeto de imagem de moda.
  • Mídias (impressa e digital): revista, catálogo, lookbook, site, rede social, desfile etc.
  • Projeto de imagem de moda: conceito, concepção e etapas.
  • Recursos de apresentação da imagem: moodboard (painel), caderno de esboços, desenho, colagem, digital, fotográfico etc.
  • Técnicas de comunicação para apresentação de projetos.
  • Característica da pesquisa de lançamentos de moda e comportamento do consumidor.
  • Código de Defesa do Consumidor: Direitos e deveres.
  • Conceitos e técnicas de consultoria de imagem: estilo, biotipo, harmonia de cores, padronagens, dresscode etc.
  • Etapas e características do atendimento ao cliente.
  • Formação de preço de serviços: cálculo dos serviços, despesas, horas trabalhadas, mercado etc.
  • Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
  • A influência das cores, padronagens e iluminação no resultado final da imagem.
  • Biótipos: proporções corporais.
  • Características dos produtos de moda: modelagens, comprimentos, caimentos, texturas e movimentos de tecidos.
  • Complementos de composição de look: adereços e acessórios.
  • Composição de look: conceito, técnicas e contextualização (TV, fotografia, cinema, publicidade etc.).
  • Materiais de apoio utilizados na produção de look (fita-crepe, fio de nylon, alfinete etc.).
  • Noções de costura: tipos, ajustes, acabamentos e customização.
  • Processo criativo: a memória afetiva na elaboração de looks.
  • Representação gráfica e descrição da composição dos looks.
  • Composição de equipe de trabalho: perfil e funções.
  • Composição e execução do orçamento.
  • Etapas de execução de projeto: check-list de execução; montagem e organização de itens da produção, edição de looks, prova de roupas, passadoria e acompanhamento da finalização da produção.
  • Processo de desprodução: check list de desprodução; conferência de peças e equipamentos, encaminhamento para lavanderia e manutenção, embalagem e devolução de itens (com comprovante de devolução);
  • Processo de desprodução: check-list de desprodução; conferência de peças e equipamentos, encaminhamento para lavanderia e manutenção, embalagem e devolução de itens (com comprovante de devolução).
  • Técnicas de negociação e modalidades de captação: consignação, compra e formação de acervo.
  • Tratamento de imagens: correções, retoques e aplicação de efeitos.
  • Três Rs da Sustentabilidade (reduzir, reutilizar, reciclar).
  • Composição de vitrines: espaço, luz, cor, planos, formas, materiais, tendências e mercado.
  • Conceito de Visual Merchandising aplicado à produção de moda.
  • Conceitos e noções de espaço/fluxo em ponto de venda para a disposição de cenários e mobiliários aplicados à produção de moda.
  • Estímulos sensoriais (cores, texturas, formas, iluminação, aroma, sons, entre outros) e elementos cenográficos e decorativos para a exposição e promoção de produtos de moda.
  • Fatores que influenciam o comportamento de compra de moda.
  • Marketing: ações promocionais, técnicas de exposição e de promoção de produtos de moda.
  • Orçamento para produção: adequação e definição.
  • Perfil de clientes e de marcas.
  • Relação entre mercado, consumo e comportamento na promoção de produtos de moda.
  • Tipos e formas de apresentação da proposta de exposição do produto de moda.
  • Valor da marca para o consumidor de moda: qualidade, credibilidade, consideração, sentimento.
  • Disposição de iluminação: luz quente, fria, luminárias etc.
  • Distribuição de elementos: repetição, simetria, ponto focal, proporção dos objetos no ambiente etc.
  • Equipe de trabalho: composição, acompanhamento e supervisão da equipe de montagem.
  • Materiais de apoio na execução da ação promocional (fita-crepe, nylon, alfinete etc.).
  • Noções de dimensão espacial na execução de projetos.
  • Técnicas de exposição de produtos: físico (manequins, araras, displays, elementos cenográficos e vitrines) e digital (imagem, vídeo etc.).
  • Conceitos e importância dos elementos de produção de moda que compõem um evento: trilha sonora, iluminação, maquiagem, cabelo, cenografia, entre outros.
  • Etapas de produção de moda em eventos (desfiles, feiras etc.).
  • Formas de divulgação e comunicação do evento e das parcerias.
  • Planejamento de eventos de moda: etapas, ações, cronograma, parâmetros.
  • Processos criativos aplicados à produção de eventos.
  • Relação entre mercado, consumo e comportamento na produção de moda em eventos.
  • Tipos de evento: desfiles, feiras, exposições entre outros.

Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- Ensino Médio concluído, ou cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.