Desde o início dos anos 2000, observa-se, no Brasil, uma significativa expansão do setor terciário. Atualmente, mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos formais no país estão concentrados nele. Para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as atividades de comércio de bens e serviços sinalizam o quanto esse setor pode ser considerado um importante elemento propulsor do crescimento econômico do Brasil2.
Nesse cenário de expansão das atividades do setor terciário, aumento do poder aquisitivo da população e forte competitividade entre as empresas, o atendimento de excelência aos clientes é um desafio para as organizações que pretendem conquistar uma posição de destaque no mercado.
A demanda por profissionais qualificados, capazes de realizar atendimentos com qualidade e competência, tem-se mostrado um diferencial na busca pela fidelização do
cliente. A oferta da Qualificação Profissional em Operador de Caixa justifica-se, portanto, na importância que esse profissional tem para o sucesso da empresa, uma vez que é no momento em que o cliente passa suas compras pelos terminais de frente de caixa que se consolida todo o esforço de venda da empresa. Essa é a derradeira oportunidade de reverter algum desconforto, cabendo ao operador, como último profissional a ter contato pessoal com o cliente no momento de concretização do negócio, sensibilidade para consolidar a venda, não só de mercadorias ou serviços, mas também da imagem da empresa para que o cliente se sinta satisfeito e encantado. Vale considerar que, em função das transformações do mercado, o profissional Operador de Caixa teve suas atividades ampliadas, a ele cabe, por exemplo, fornecer informações sobre produtos e esclarecer dúvidas quando solicitado, o que reforça, ainda mais, a necessidade de qualificação desse profissional. A frente de caixa, por essas razões, é uma ocupação relevante para o terceiro setor, assim como quaisquer outras ocupações que fazem parte do ciclo operacional do varejo e deve, portanto, receber os mesmos cuidados e a mesma atenção, com a educação profissional, o desenvolvimento e o monitoramento das práticas da gestão de varejo.