Operador de Caixa

Cursos Livres
Comércio
160
horas
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Desde o início dos anos 2000, observa-se, no Brasil, uma significativa expansão do setor terciário. Atualmente, mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos formais no país estão concentrados nele. Para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as atividades de comércio de bens e serviços sinalizam o quanto esse setor pode ser considerado um importante elemento propulsor do crescimento econômico do Brasil2. Nesse cenário de expansão das atividades do setor terciário, aumento do poder aquisitivo da população e forte competitividade entre as empresas, o atendimento de excelência aos clientes é um desafio para as organizações que pretendem conquistar uma posição de destaque no mercado. A demanda por profissionais qualificados, capazes de realizar atendimentos com qualidade e competência, tem-se mostrado um diferencial na busca pela fidelização do cliente. A oferta da Qualificação Profissional em Operador de Caixa justifica-se, portanto, na importância que esse profissional tem para o sucesso da empresa, uma vez que é no momento em que o cliente passa suas compras pelos terminais de frente de caixa que se consolida todo o esforço de venda da empresa. Essa é a derradeira oportunidade de reverter algum desconforto, cabendo ao operador, como último profissional a ter contato pessoal com o cliente no momento de concretização do negócio, sensibilidade para consolidar a venda, não só de mercadorias ou serviços, mas também da imagem da empresa para que o cliente se sinta satisfeito e encantado. Vale considerar que, em função das transformações do mercado, o profissional Operador de Caixa teve suas atividades ampliadas, a ele cabe, por exemplo, fornecer informações sobre produtos e esclarecer dúvidas quando solicitado, o que reforça, ainda mais, a necessidade de qualificação desse profissional. A frente de caixa, por essas razões, é uma ocupação relevante para o terceiro setor, assim como quaisquer outras ocupações que fazem parte do ciclo operacional do varejo e deve, portanto, receber os mesmos cuidados e a mesma atenção, com a educação profissional, o desenvolvimento e o monitoramento das práticas da gestão de varejo.

  • Conferência de mercadorias e produtos em exposição na estação de trabalho;
  • Definição e aplicação: – abertura do sistema; – formas de controle e registro do fundo de caixa; – rendição; – sangria;– fechamento – conferência do movimento diário a partir do relatório de caixa e organização das formas de pagamento.
  • Equipamentos, utensílios e materiais: tipos, características, funções, higienização, conservação e operacionalização;
  • Estrutura organizacional: organograma funcional e suas inter-relações;
  • Hardware: conceito e características;
  • Operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, desconto e juros simples;
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego;
  • Relações de trabalho no contexto do comércio de bens, serviços e turismo;
  • Sistemas operacionais do Operador de Caixa;
  • Calculadora financeira: tipos, características, funcionalidades e aplicação básica;
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres do consumidor;
  • Consulta de preço de produtos;
  • Elementos da comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback; Técnicas de atendimento aos diversos tipos de cliente;
  • Operações com formas de pagamento: dinheiro, cheque, cartão, tíquete;
  • Princípios do desenvolvimento sustentável: pilares, princípios ambientais, 3Rs, descarte consciente, 5Ss, logística reversa;
  • Procedimentos para devolução e cancelamento de cupom fiscal, estorno, troca e cancelamento de compra de mercadorias;
  • Produtos e serviços: conceito, tipos, características, manuseio, conferência, embalagens, preços, ofertas e promoções;
  • Relatórios do operador de caixa: tipos, características, formas de preenchimento e arquivamento.
  • Segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho: procedimentos de segurança de numerário; ergonomia no posto de trabalho, prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (Dort) na função do Operador de Caixa: NR17 e ginástica laboral, estresse e ansiedade, ações que auxiliam a manutenção da saúde física e mental;
  • Técnicas de atendimento aos diversos tipos de cliente;
  • Tipos e características de registros de mercadorias: padrão de código de barras – EAN: formas de identificação, código interno, registro, pesáveis e consulta de preço;

Acesso ao Curso
- Ensino Fundamental Completo
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.