Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Cursos Técnicos
Comunicação
1200
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

Objetivo geral

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

 

Objetivos específicos

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Estimularmos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com Projetos Integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

  • • Análise do mercado de audiovisual- cenários (regionais, nacional - internacional) e características deste negócio
  • • Empreendedorismo: características dos serviços de audiovisual, característica dos empreendedores, o gerenciamento do próprio negócio;
  • • Fontes e formas de fomento à Produção ao Audiovisual.
  • • Legislação aplicada a produção audiovisual: direitos autorais, patrimoniais e do consumidor;
  • • Legislação aplicada a produção de audiovisual;
  • • O papel do Sebrae: no desenvolvimento do plano de negócio e apoio ao empreendedor;
  • • O papel dos Sindicatos e entidades de classes na construção e apoio a carreira no mercado de audiovisual;
  • • SST: Saúde e segurança aplicada a produção de áudio e vídeo;
  • • Análise de imagem: noções de colorimetria e iluminação (controle de temperatura de cor);
  • • Banco de imagem: organização e licença de uso;
  • • Criatividade: conceito, preconceito, desprendimento, concepção e proposição;
  • • Decupagem de produto audiovisual: conceito e técnicas
  • • Divisão de canais mono/Stereo 7.1 e 5.1: características e usabilidades;
  • • Estética: conceito e aplicação no audiovisual.
  • • Legislação e regulamentação aplicadas e licença de uso de imagem para formatação de banco de imagem;
  • • Playlist: conceito e funcionamento de diferentes plataformas;
  • • Referência de linguagem: conceito, pesquisa e teste;
  • • Técnica de enquadramento, perspectiva e profundidade, espectro e compressão e demais características visuais do produto audiovisual;
  • • Criatividade: conceito, preconceito, desprendimento, concepção e proposição
  • • História da Música: gêneros musicais ao longo do tempo (regional, nacional e internacional)
  • • Locução: conceitos, técnicas, formatos e aplicabilidades
  • • Mixagem de som: conceito e aplicabilidade
  • • Produção Musical: conceito e aplicabilidade
  • • Segmentação e estilos dos gêneros musicais: características e públicos
  • • Sonoplastia: conceito e aplicações
  • • Terminologia técnica aplicada aos gêneros musicais
  • • Assessórios para "modulação" da luz: Rebatedores, difusores, sombrinhas, freneis, colmeias, parabolóides, softbox e filtros e outros;
  • • Composição: elementos compositivos da imagem fotográfica.
  • • Fotometria: conceito, mediação, diafragma, velocidade e ISSO;
  • • Fotômetros de mão de luz ambiente e incidente. Aplicação na fotografia;
  • • História da fotografia; as inovações dos suportes para registro; o avanço da técnica; fotográfica como linguagem ao longo do tempo
  • • Iluminação: Os principais tipos de iluminação disponíveis para o exercício da fotografia: flash de estúdio, halógena, fria e LED;
  • • O Flash embutido e o Flash dedicado. Caracterizar o número e guia e operar os principais modos, TTL e manual;
  • • Rádio flash: Aplicação na fotografia e as formas de trabalho em sincronização de luz;
  • • Técnicas fotográficas convencionais e outras, como panning, longa exposição, lightingpainting, combinações entre movimento e profundidade de campo;
  • • Teoria da luz, os conceitos de comprimento de onda, luz como partícula. Os principais fenômenos luminosos relacionados à fotografia: refração, reflexão, difração e polarização da luz. Conceito de Candela e Fluxo luminoso;
  • • Tripés: Tipos de tripé e aplicação dos mesmos para os registros fotográficos;
  • • Briefing do cliente: requisitos, aspectos essenciais, detalhamento
  • • Comportamento do consumidor: definição, classificação, aspectos psicológicos e sociais
  • • Definição de características: vantagens competitivas do produto para melhor integração com o objetivo final;
  • • Entrevista do cliente: questionário e abordagem;
  • • Formatos e canais: definição, tipos de mídias;
  • • Identidade visual: elementos constitutivos; psicologia das cores; tipografia: conceito e aplicação, percepção da forma;
  • • Marca/ logomarca/ branding: diferenciação, padronização, linguagem;
  • • Público - alvo: conceito e estratificação.
  • • Cálculo de minutagem: conceito, aplicação, teste
  • • Enquadramento e perspectiva: tipos, regras, aplicabilidade e práticas
  • • Mensagem: estudo da importância de seus impactos, formas de conduzi-las
  • • Neuromarketing: princípios e aplicação
  • • Redação: técnicas e linguagem para roteirização
  • • Roteiro: conceito, tipos e aplicação
  • • Software de edição de imagens: aplicação para Storyboard
  • • Software de edição de texto: aplicação para roteiro
  • • Storyboard: introdução à desenho e técnicas aplicadas
  • • Storytelling: conceito, aplicabilidade e técnicas persuasão
  • • Validação de roteiro: apresentação, negociação, revisão e finalização
  • • Casting: conceito, tipos e aplicabilidade
  • • Cenografia: conceito, aplicação em produção de áudio e vídeo
  • • Contratação de terceiros: definição de casting, contato, figurino, maquiagem, cabelo, disponibilidade (modalidades de contratação);
  • • Equipamentos para produção audiovisual: tipo, funcionamento, pesquisa de lançamentos
  • • Figurino: Conceito, tipos e aplicabilidade
  • • Formação de equipes: definição dos papéis, funções e coordenação de pessoas
  • • Locação: conceito, tipos e autorizações;
  • • Senso estético: aplicação da combinação dos elementos constitutivos do cenário
  • • Técnicas de direção: conceito, tipos e aplicação;
  • • Técnicas de iluminação: conceito, tipos e aplicação
  • • Acústica: conceito, efeitos e condicionamentos
  • • Audição humana: fisiologia, percepção do som
  • • Direitos autorais aplicados a captação de áudio
  • • Elaboração de Plano de contingência: aplicação na captação de áudio
  • • Equipamentos de áudio: microfones (digital diferenças de analógico), hardware, software (online, offline, desktop e mobile) e referências
  • • Fundamentos de áudio: conceitos básicos e princípios
  • • Local de gravação (interno e externo): identificação do espaço, características e impactos na captação;
  • • Manuseio e manutenção de equipamentos de captação de áudio
  • • Segurança do trabalho aplicada a gravação de áudio
  • • Som: conceito, elementos estruturantes, aspectos físicos
  • • Técnicas de captação de áudio: tipos, aplicabilidade, cabeamento
  • • Técnicas de locução: habilidades e práticas adotadas
  • • Chroma key: conceito, iluminação e usabilidade;
  • • Colorimetria: conceito e aplicação;
  • • Equipamentos de vídeo: câmera, filmadoras, demais dispositivos e diferentes aplicações
  • • Filtros de lente: diferenças e usabilidade (rebatedores e estabilizadores);
  • • Linguagem corporal: psicologia aplicada;
  • • Local de captação: características, impactos e identificação das necessidades do ponto interno e externo;
  • • Luz e iluminação: diferenças e aplicabilidade;
  • • Manuseio e manutenção de equipamentos de captação de vídeo;
  • • Media training: conceito e aplicação;
  • • Segurança do trabalho aplicada a gravação de vídeo.
  • • Software para captura de vídeo: principais tipos em utilização no mercado, funcionamento e aplicabilidade
  • • Técnicas de direção: conceito, tipos e aplicações;
  • • Técnicas de iluminação: conceitos e tipos a serem aplicados
  • • Teleprompter: conceito e noções de uso;
  • • Animação 2D e 3D: conceito, tipos e diferenciação dos modelos
  • • Animação de personagem: tipos e técnicas
  • • Animação tradicional Frame-by-Frame: abordagem da técnica utilizada
  • • Animação: conceito, tipos, técnicas aplicabilidade na produção audiovisual
  • • Benefícios e usos da animação em vídeos
  • • Elementos do design: aplicação e usabilidade
  • • Frame: conceito e técnica
  • • Lettering: aplicação de fontes, tipos de letras e tamanhos adequados para cada realidade
  • • Motion Graphic: conceituação e usabilidade
  • • Stop Motion: conceito e noções da técnica
  • • Storyboard: narrativa aplicada a prática
  • • Técnica de animação 2D: apresentação da técnica e uso do método
  • • White board: conceito e aplicabilidade
  • • Edição de vídeos em dispositivo móvel: escolha de aplicativo e editar vídeo;
  • • Edição de vídeos em sites de edição: escolha de aplicativo e editar vídeo;
  • • Edição de vídeos: abordagem das técnicas utilizadas
  • • Exportação e compartilhamento de vídeos: conceito, técnicas, execução prática;
  • • Formatos de vídeo e codecs: principais formatos e aplicações;
  • • Fundamentos da edição de vídeos: conceitos básicos cortes, transições, títulos, efeitos especiais;
  • • História e importância da edição de vídeos: noções dos contextos das edições;
  • • Importação e organização de clipes de vídeo: conceito, técnicas, execução prática;
  • • Interface e ferramentas básicas: diferentes contextos e aplicabilidade;
  • • Portfólio de edição de vídeo: formatos e organização de arquivos.
  • • Processo de edição avançada: execução de efeitos especiais, correção de cores e ajuste de áudio;
  • • Processo de edição básica: tipos de cortes, transições e efeitos;
  • • Stortelling na edição: a contação de histórias através do vídeo;
  • • Técnicas de edição cinematográfica: compreender aplicação das diferenças da metodologia;
  • • Teoria das cores e composição visual: conceito e aplicação;
  • • Tipos de software e plataformas de edição de vídeo: diferenças e aplicação;
  • • Uso de música e som na edição: como montar uma história através do vídeo;
  • • Visão geral das ferramentas online de edição de vídeo;
  • • Análise e estruturação do conteúdo: organização da biblioteca;
  • • Criatividade: conceito, preconceito, desprendimento, concepção e proposição.
  • • Edição e mixagem de som: conceito e técnicas
  • • Equipamentos de edição de áudio: tipos, disponibilidade e aplicações;
  • • Estrutura de músicas e trilhas sonoras: noções básicas, seus ritmos, melodias;
  • • O som e efeitos sonoros: relações, estética e narrativas;
  • • Software, aplicativos e plataformas para edição de áudio: tipos de aplicações, tratamento de áudio desktop e mobile;
  • • Sonoplastia: técnicas e práticas;
  • • Técnicas de produção de som para rádio/tv/internet: tipos e aplicações;
  • • Tratamento de áudio desktop e mobile: procedimentos e aplicação;
  • • Animação e sincronização de voz;
  • • Criação de Animação de Recortes;
  • • Criação de Animação de Texto;
  • • Criação de Vídeos Animados: corporativos, explicativos, promocionais e etc;
  • • Design e criação de personagens e elementos animados;
  • • Edição e pós-produção de vídeos animados;
  • • Exercícios para praticar diferentes tipos de animação;
  • • Exercícios Práticos e Projetos;
  • • IA aplicada a animação;
  • • IA aplicada a vídeo e animação;
  • • Ilustração: noções básicas;
  • • Planejamento e roteirização para animação;
  • • Projetos individuais ou em grupo para criar um vídeo animado do início ao fim;
  • • Vídeos para Mídia Indoor/Painel de LED: Discutir o papel da animação em anúncios digitais, painéis de informações, displays em eventos;
  • • Vídeos para Redes Sociais: Explicar como animações podem ser efetivas nas redes sociais, seja para destacar um ponto importante, demonstrar um produto ou criar conteúdo envolvente;
  • • Vídeos para TV/Broadcast: Discussão sobre o uso de animações em comerciais, vinhetas, introduções de programas, etc;
  • • Vídeos para YouTube: Explicar como a animação pode ajudar a aumentar a retenção do espectador e tornar o conteúdo mais compartilhável;
  • • Exportação de arquivo produzido para diferentes canais
  • • Monetização e impulsionamento
  • • Plataformas: disponibilidade no mercado, características e aplicabilidade
  • • Processo de escalonamento: conceito e aplicabilidade
  • • Administração financeira: emissão de nota fiscal e cálculo de impostos
  • • Custos fixos e variáveis: definição e aplicação de conceitos financeiros
  • • Depreciação de equipamentos: aplicação de cálculo
  • • Descontos: cálculo e margens aplicadas
  • • Elaboração de contrato de prestação de serviço: tipos e aplicabilidade.
  • • Juros: conceitos e cálculos aplicados
  • • Locação: identificação da viabilidade e execução;
  • • Preço: estrutura, margem e formas de concorrência;
  • • Projeção de upgrade de equipamentos: conceito e execução
  • • Pró-labore: conceito e cálculo

Acesso ao Curso
- Cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG

Sim, este curso possui certificado de conclusão.