Representantes do segmento do turismo de Mato Grosso do Sul e que formam o grupo de trabalho do programa Vai Turismo, se reuniram nesta segunda-feira (07) e aprovaram o relatório com as recomendações sobre o setor, no Estado. Os representantes analisaram mais de 20 recomendações e sugeriram alterações para o documento, que será apresentado como proposta de políticas públicas para o Estado.

"O encontro de hoje foi para validarmos o documento que foi elaborado a partir das trocas de ideias entre o grupo, com as considerações feitas por cada membro, que envolve todo o trade do turismo do Estado. Todas as informações foram compiladas por uma assessoria contratada para auxiliar nesse projeto e que retornou para nós, por meio desse relatório. Cada recomendação foi lida, avaliada, algumas foram ajustadas, e aprovadas pelos membros. Agora, esse relatório retorna para a CNC, para que seja concluído", explica a consultora de Educação Profissional do Senac MS, Camila Fernandes. O próximo encontro do grupo será uma oficina no mês de abril, para encerramento do programa.

O programa, que teve início no ano passado, é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que visa contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo regional e nacional, principalmente após o impacto da pandemia da Covid-19. Por meio do grupo de trabalho, o programa pretende construir, de modo colaborativo, documentos que orientem candidatos ao poder executivo e legislativo a respeito das prioridades para o desenvolvimento do turismo sustentável e ações para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico por quatro anos.

Sobre o projeto - Apoiado por todo o Sistema Comércio, entidades parceiras e instituições representativas do segmento, o projeto Vai Turismo visa contribuir para o debate público e embasar propostas e estratégias de governo dos candidatos que se apresentarem às eleições estaduais e nacional de 2022. A ação vai funcionar como uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade, capitaneada pelas Federações do Comércio (Fecomércios), em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC). Ao final, formulará propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo nas próximas eleições.

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