O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul, por meio da Fecomércio MS e do Senac MS, assinou nesta segunda-feira (06) o contrato com os municípios de Pedro Gomes e Corguinho, de adesão ao programa Del Turismo, que tem o objetivo de desenvolver o turismo sustentável. Em MS, o programa vai atender os dois municípios e conta com apoio da Fecomércio MS, Senac MS e Fundação de Turismo do Estado.

A iniciativa une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) é parceiro do programa, e o Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA) são apoiadores. Ainda neste mês de dezembro, começa a primeira etapa com os municípios participantes de MS, com a realização de palestras de sensibilização sobre o programa para empresas, associações e a comunidade em geral.

"Nosso objetivo, por meio dessa parceria, é divulgar estes municípios que ainda não têm suas atratividades turísticas conhecidas no Estado e também fora dele. Quando se fala de turismo em Mato Grosso do Sul, muita gente acha que só existe Bonito e Pantanal e queremos mostrar que temos muitas outras potencialidades. Precisamos trabalhar com afinco para desenvolver o turismo do nosso Estado", afirma o presidente do Sistema Comércio MS (Fecomércio MS/Sesc MS/Senac MS/IPF MS), Edison Araújo.

O programa tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos serão focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase da Rede DEL Turismo.

O programa será coordenado e executado pelo Senac MS, no Estado. Inicialmente, por meio de orientações aos municípios participantes e, futuramente, dependendo das necessidades de cada região, com a oferta de cursos profissionalizantes e consultorias. "Vamos fazer um trabalho diferenciado, juntando a tecnologia, os recursos advindos da parceria e participação da comunidade local, que será muito importante para a execução do projeto. O turismo precisa se reestruturar, cada um fazendo a sua parte, criando um ambiente hospitaleiro para propiciar isso. Esse projeto tem tudo para dar certo. É uma grande responsabilidade estar na condução, mas acreditamos que vai dar certo, pela vontade e empenho de todos os envolvidos", afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Para o prefeito de Pedro Gomes, William Luiz Fontoura, o programa é muito importante para ajudar a divulgar as belezas da região do município, em um turismo de contemplação. "Precisamos desse braço mais forte, dos apoiadores, para conseguirmos crescer, desenvolver. Estamos muito felizes com essa parceria e com o apoio desse programa. Pedro Gomes tem muito a desenvolver e o apoio é fundamental para isso", diz.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destacou o potencial turístico de todas as regiões do Estado e a importância do trabalho de regionalização. "O município precisa estar fortalecido para conseguir desenvolver seus potenciais turísticos e o apoio financeiro que essa parceria proporciona, além da orientação e envolvimento de todos os segmentos, é fundamental para isso acontecer e dar certo", explica.

Também participaram da reunião o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; a assessora da Assomasul, Vanessa Gasparini; a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Pedro Gomes, Jakeline Figueiredo; e a chefe de Desenvolvimento do Turismo de Pedro Gomes, Thayane Lima dos Santos.

[gallery columns="2" size="medium" link="none" ids="6632,6633,6635,6634"]

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Dourados Senac Três Lagoas Senac Hub Academy Senac Corumbá Senac Ponta Porã

Cidades de MS estão entre as cem melhores histórias de destinos responsáveis

Publicado em 28/09/2022

Pedro Gomes e Corguinho, que integram programa do Sistema Comércio MS, estão entre as TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis da Green Destinations.

Leia mais
Senac Hub Academy

Inovação no Senac Hub Academy traz primeiro roadshow da Microsoft ao Centro-Oeste

Publicado em 29/09/2022

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, docentes do Senac MS, integrante do Sistema Comércio, participaram de um roadshow com especialistas da Microsoft - o primeiro do Centro-Oeste realizado pelo programa Microsoft Innovative Educator Expert (MIE) e que encerra o circuito de 2022.

Leia mais
Senac Hub Academy Gestão Comércio

Especialista em varejo vem a Capital falar sobre inovação e negócios para empresários

Publicado em 26/09/2022

Na próxima quarta-feira, 28, a partir das 8h, o Sistema Fecomércio MS, por meio do Senac MS apresenta a palestra “O incrível mundo novo do varejo – a era da disponibilidade”, com o consultor Caio Camargo, especialista em inovação no varejo.

Leia mais
Senac Dourados Senac Três Lagoas Senac Hub Academy Senac Corumbá Gastronomia Senac Ponta Porã

[Dia do Nutricionista] Nutrição e Gastronomia andam juntas

Publicado em 31/08/2022

Como utilizar a gastronomia a seu favor? Será que é possível manter um valor nutricional bom com os alimentos que gostamos? Saiba mais aqui no Blog Senac MS.

Leia mais
Senac Dourados Senac Turismo e Gastronomia

Inscrições para participar de reality show 'Sabor à Prova' são prorrogadas

Publicado em 06/07/2022

Reality tem novo prazo de inscrições e novidades no edital de participação.

Leia mais