Formação amplia acesso à qualificação e integra ações de ressocialização no sistema prisional.
O Senac entregou, ontem, os certificados do curso de Pães Artesanais (40h) para 16 internos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande. A atividade foi realizada em parceria com a Agepen, 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande (TJMS), Fecomércio e Senac MS.
A diretora regional do Senac, Jordana Duenha Rodrigues, afirmou que o curso "amplia e aproxima os internos de oportunidades reais de trabalho”.
A formação abordou fermentação, fichas técnicas, modelagem, métodos de cocção e tempos de fermentação. Os internos produziram diferentes tipos de pães, como italiano, focaccia, ciabatta, multigrãos e rosca de laranja.
A iniciativa integra ações de ressocialização, que utilizam qualificação profissional como ponto de acesso à empregabilidade durante e após o cumprimento da pena. Neste ano, outros 9 internos concluíram o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos (HMA).
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou que a articulação institucional amplia o alcance das capacitações. Segundo ele, cerca de 4 mil internos estudam e 6,5 mil trabalham atualmente no estado.
O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Aparecido da Silva Moreno, a diretora regional do Senac, Jordana Duenha e o coordenador pedagógico do Senac MS, Alexandre Luís Carneiro.
Ao final, os formandos e convidados participaram de um lanche especial preparado na própria Padaria da Liberdade, simbolizando o resultado prático do aprendizado e o sabor de um novo começo.
Padaria da Liberdade
O curso está vinculado ao projeto Padaria da Liberdade, criado em 2021 pelo juiz Albino Coimbra Neto. A iniciativa mantém oito internos na produção diária de cerca de 6 mil pães, parte distribuída pelo Mesa Brasil Sesc a entidades sociais e parte destinada a empresas que fornecem alimentação ao sistema prisional.
Desde a criação, o projeto ultrapassou 1 milhão de pães produzidos e doados para instituições e famílias em situação de vulnerabilidade. O programa inclui capacitação técnica fornecida pelo Senac, além do apoio da Fapec e da UFMS na gestão financeira, aquisição de insumos e desenvolvimento de produtos.